Sotheby’s realizará leilão em Cingapura pela primeira vez em 15 anos

0

O mercado global de arte se organiza para diversificar suas atividades em novos mercados na Ásia

A Sotheby’s planeja realizar um leilão ao vivo em Cingapura pela primeira vez em 15 anos como parte de uma série de novos movimentos na Ásia. Os esforços buscam capitalizar o crescimento de colecionadores locais e diversificar suas atividades para além de Hong Kong e da China continental, à medida que a região se torna cada vez mais fragmentada.

A venda de arte moderna e contemporânea da Sotheby’s em Cingapura acontecerá em 28 de agosto no Regent Hotel, após uma exibição prévia que acontece entre 25 e 27 de agosto. O tamanho e o valor total da venda ainda não foram determinados, pois a casa ainda está coletando remessas.

Espera-se que a oferta misture arte do Sudeste Asiático e internacional com nomes emergentes e de primeiro escalão. Entre os artistas já confirmados estão nomes como Hendra Gunawan, artista pioneiro da Indonésia cujo trabalho foi recentemente exibido no Rijksmuseum em Amsterdã, o pintor vietnamita Lê Phổ, Georgette Chen e Cheong Soo Pieng de Cingapura, bem como o artista filipino Fernando Amorsolo.

Rutina Fluor (diptych), Rafa Macarrón

Rutina Fluor (diptych), Rafa Macarrón

A venda também incluirá obras de nomes internacionais abraçados por colecionadores do Sudeste Asiático, como o pintor franco-chinês Chu Teh-Chun e Rafa Macarron, da Espanha, que alcançou um novo recorde na venda de outono da Sotheby’s em Hong Kong no ano passado com o díptico Rutina Fluor (2019), vendido por US$ 550.280, mais de seis vezes a estimativa de pré-venda.

Em resposta à Artnet News, a Sotheby’s disse que a ação em Cingapura representa sua estratégia global, que envolve “levar seu modelo de negócios além dos tradicionais centros de vendas”. A demanda de colecionadores em Cingapura e na região do Sudeste Asiático “cresceu exponencialmente”, disse um representante, com um aumento de 75% no número de participantes do Sudeste Asiático nas vendas globais nos últimos cinco anos.

Outros players também estão buscando novas perspectivas na região. Além das galerias ocidentais que se aglomeram em Seul, podemos esperar que tanto a Sotheby’s quanto a Phillips realizarão eventos na cidade coreana durante a semana da Frieze Seoul, em setembro.

Enquanto isso, Cingapura inaugurará a nova feira de arte ART SG em janeiro próximo, e o Japão receberá visitantes internacionais na Art Week Tokyo em novembro, antes da edição inaugural da Tokyo Gendai em julho de 2023.

Share.

Leave A Reply