Hauser & Wirth chega a Paris, aproveitando a ascensão do mercado de arte na cidade

0

A mega-galeria conta com 14 espaços expositivos em todo o mundo

Ampliando sua presença global, a gigante Hauser & Wirth em breve adicionará uma sede em Paris. Atualmente, a galeria tem 14 espaços de exposição espalhados pela Suíça, Reino Unido, EUA, Hong Kong, Espanha e Mônaco.

O novo espaço será inaugurado no próximo ano num hôtel particulier do século XIX. A Hauser & Wirth assumirá a totalidade dessa estrutura, ocupando cerca de 800m² distribuídos em quatro andares.

Localizado na 26 bis rue François 1er, o novo local da Hauser & Wirth fica a cerca de 10 minutos a pé do aglomerado de galerias localizado na Avenue Matignon (do outro lado dos Champs-Élysées) que inclui Perrotin, Kamel Mennour, Almine Rech, Mariane Ibrahim, Christie’s e um escritório da White Cube. Também nas proximidades está o Grand Palais, que está sendo reformado antes dos Jogos Olímpicos de 2024, e o Palais de Tokyo.

Em e-mail para a ARTnews, o presidente da Hauser & Wirth, Marc Payot, disse: “Estamos entusiasmados por finalmente seguir em frente com nosso sonho de longa data de criar um espaço verdadeiramente especial em Paris. A cidade faz parte da vida da Hauser & Wirth – e de seus planos – desde nossos primeiros dias, três décadas atrás, mas ainda mais do que isso é uma fonte de inspiração e troca para nossos artistas”.

Nos últimos anos, a Hauser & Wirth vem se expandindo rapidamente, adicionando dois postos avançados europeus no ano passado, em Menorca e Mônaco. Também abrirá um segundo espaço em Los Angeles em West Hollywood neste outono.

A probabilidade de que a Hauser & Wirth abrisse um espaço era grande nos últimos anos, e não apenas porque David Zwirner e Gagosian, dois de seus concorrentes, se instalaram recentemente na cidade (em 2019 e 2021, respectivamente).

Isso tudo está em parte relacionado ao fato de que muitos viram Paris como um possível substituto para Londres como o centro do mercado de arte da Europa após o Brexit. As especulações só aumentaram no início deste ano, quando a Art Basel anunciou que lançaria uma edição de Paris de sua feira de arte – oficialmente chamada Paris + par Art Basel – e assumiria as tradicionais datas de outono e local da FIAC no Grand Palais. A primeira edição do Paris+ par Art Basel acontecerá em outubro.

Em um comunicado, Iwan Wirth, cofundador da galeria, disse: “Não escondemos que estamos procurando a casa perfeita para a Hauser & Wirth em Paris há alguns anos e estou muito feliz que a busca tenha terminado. Temos um profundo respeito pela incrível comunidade cultural de Paris. A importância da cidade para os artistas é indiscutível ao longo dos séculos e esperamos contribuir para essa rica história”.

Share.

Leave A Reply