Hauser & Wirth Menorca abre em julho com exposição de Mark Bradford

0

O centro de arte será aberto após um projeto de conservação de dois anos e contará com uma trilha de esculturas ao ar livre

Localizado no porto espanhol de Mahon, em Menorca, o novo centro de arte em Isla del Rey será inaugurado em 17 de julho de 2021. A exposição de Mark Bradford inaugura a Hauser & Wirth Menorca, apresentando um conjunto dinâmico de novas pinturas e esculturas. Um programa educacional dedicado foi desenvolvido para envolver a comunidade local e os visitantes na arte contemporânea por meio de exibições, palestras e workshops.

A Hauser & Wirth transformou, com sensibilidade, os edifícios históricos de Isla del Rey em um centro de arte de 1.500 m² em torno de uma aura de conservação, sustentabilidade e educação. Isla del Rey abriga um imponente hospital naval desativado e um grupo de dependências construídas no século XVIII. A organização local Fundación Hospital de la Isla del Rey liderou a restauração do histórico hospital. A galeria trabalhou em estreita colaboração com a Fundação, em uma iniciativa de conservação para reformular as dependências em um espaço de exposição com oito galerias, uma loja e o restaurante ‘Cantina’.

Situada no meio do canal de entrada principal de Mahon, Isla del Rey é uma das três ilhas do porto. Foto: Be Creative, Menorca / Hauser & Wirth

Situada no meio do canal de entrada principal de Mahon, Isla del Rey é uma das três ilhas do porto. Foto: Be Creative, Menorca / Hauser & Wirth

Manuela Wirth disse: “Iwan, Marc e eu estamos honrados e animados que a exposição de Mark Bradford vai inaugurar a Hauser & Wirth Menorca. Nosso sonho tem sido colocar uma arte contemporânea poderosa como a dele neste contexto muito especial. Isla del Rey é um lugar extraordinário de natureza selvagem, bela luz e mar, com uma história fascinante. A nossa visão de criar um centro cultural para Menorca foi concretizada ao longo de uma jornada de cinco anos e o entusiasmo que nos demonstrou a comunidade de Menorca e a nossa família de artistas encorajou cada passo. Estamos ansiosos para receber nossos primeiros visitantes”.

A Hauser & Wirth Menorca apresentará uma trilha de esculturas ao ar livre com obras de Louise Bourgeois, Eduardo Chillida, Franz West e outros, em diálogo com a vida selvagem de Isla del Rey e o jardim projetado pelo influente paisagista Piet Oudolf. Cuidadosamente moldado ao longo dos edifícios da galeria, o jardim é caracterizado por uma aposta na estrutura e nas espécies adaptadas ao clima mediterrâneo.

O arquiteto argentino Luis Laplace, residente em Paris, liderou o projeto abrangente de restauração da Hauser & Wirth Menorca, com ênfase na flexibilidade, sustentabilidade e elementos arquitetônicos locais. Laplace usou claraboias e janelas para iluminar as galerias espaçosas e emoldurar as vistas da ilha e do porto. O projeto conta com materiais de construção tradicionais, como telhado de telhas e piso de mosaico feito com pedras locais. As vigas de madeira originais foram restauradas e treliças de madeira adicionadas para apoiar a estrutura. As medidas de sustentabilidade ambiental do centro de arte incluem protocolos de coleta de água da chuva, reutilização de água para irrigação do solo e controle de clima energeticamente eficiente para os edifícios.

Luis Alejandre, Presidente do Conselho da Fundación Hospital de la Isla del Rey, disse: “Com este projeto, a Hauser & Wirth provou seu compromisso com Menorca. Quando visitamos a Hauser & Wirth Somerset pela primeira vez, vimos como o centro de arte se tornou parte da comunidade. Estamos inspirados em ver os planos de um centro cultural em Menorca agora se tornar realidade”.

Share.

Leave A Reply