Patricia Phelps de Cisneros doa 202 obras para MoMA e outros museus

0

MoMA de Nova York será o maior beneficiado. No total, seis museus receberão as obras de arte latino-americana

A renomada colecionadora de arte latino-americana e membro do conselho do Museu de Arte Moderna de Nova York, Patricia Phelps de Cisneros, anunciou a doação de 202 obras de arte a seis museus – sendo que noventa delas serão destinadas ao MoMA, de acordo com texto de Andrew R. Chow para o New York Times.

As outras instituições, que devem receber obras de artistas como Luis Camnitzer (Uruguai), Regina José Galindo (Guatemala), Amalia Pica (Argentina) e Jac Leirner (Brasil) são o Bronx Museum of the Arts, de Nova York; o Blanton Museum of Art da Universidade do Texas, Austin; o Museo de Arte de Lima, no Peru; o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía em Madri; e o Museo de Arte Moderno em Buenos Aires.

Noventa e um artistas de vinte e dois países de toda a América Latina estão representados nesta doação (em 2016, o MoMA recebeu uma doação histórica de mais de cem obras de arte latino-americana de Cisneros). Em uma entrevista telefônica ao Times, Cisneros disse que passou os últimos quarenta anos de vida colecionando arte com o objetivo de entregá-la a um público global mais amplo.

“Ela tem sido um catalisador na transformação da forma como o MoMA pensa a respeito da arte latino-americana”, disse Glenn D. Lowry, diretor do museu. “De certa forma, [esta doação é]ainda mais importante do que aquela primeira”.

Share.

Leave A Reply