Banksy inaugura Walled Off, hotel na Cisjordânia com “a pior vista do mundo”

0

Localizado em frente ao paredão de 9 metros de altura construído por Israel, novo projeto de Banksy segue a linha crítica e provocativa do artista

O artista britânico Banksy volta à cena, desta vez promovendo seu novo projeto: um hotel localizado na cidade palestina de Belém batizado “The Walled Off”. Com 10 quartos, o hotel contará também com um piano bar e espaços expositivos, recebendo reservas a partir de 11 de março.

Embora “The Walled Off” (site aqui) possa ser interpretado como algum tipo de declaração política, aparentemente não é. O site afirma que definitivamente não é anti-semita e não está alinhado a qualquer movimento ou grupo político. O hotel proíbe qualquer fanatismo nas instalações e promete uma recepção especialmente calorosa para jovens israelenses.

walled-banksy-2

Totalmente funcional, o hotel é operado pela comunidade local e inteiramente financiado por Banksy. Todos os quartos exibem trabalhos do artista e de outros convidados, com mensagens diretas contra o paredão que fica construído em frente ao edifício. Como o muro tem 9 metros de altura, Banksy afirma ter criado o hotel com a pior vista do mundo. Em uma das janelas, há uma luneta apontando para a parede.

Israel começou a construir o muro de separação em 2002, em meio a uma onda de atentados palestinos. A barreira é o símbolo da ocupação israelense mais detestado pelos palestinos.

Em 2015, Banksy criou um parque temático, o Dismaland, que já foi desfeito. O Walled Off, contudo, será permanente.

Concertos internacionais

O piano bar do Walled Off Hotel, que abre ao público em geral nas noites de sábado, deverá receber apresentações de convidados internacionais. Nine Inch Nails e Massive Attack são nomes cotados, assim como o compositor Hans Zimmer e o baixista do Red Hot Chilli Peppers, Flea.

O site oficial do hotel anuncia a festa de abertura no próximo sábado, no dia 11 de março, apenas para convidados e moradores locais, com um concerto de Sir Elton John e o pianista palestino Ramzi Shomali. E no dia 13, uma festa de rua com Fatboy Slim, que tocou de surpresa em Dismaland.

A controversa identidade e postura provocativa do artista são parte integrante da abertura do hotel. Primeiro, com a presença do frontman do Massive Attack, 3D, que muitos apontam como sendo a identidade secreta de Banksy. E depois com a presença “ao vivo” de Elton John, confirmada pelo porta-voz do Walled Off, que depois complementou que “não está claro se ele estará realmente presente ou se apresentando via videolink”.

Share.

Leave A Reply