Inspirado na vida do artista, o filme foi feito com pinturas a óleo e promete ser um marco na história do cinema
Loving Vincent é a primeira animação sobre Vincent Van Gogh inteiramente feita com pinturas a óleo. A realizadora Dorota Kobiela e o realizador Hugh Welchman decidiram fazer uma longa pesquisa sobre o pintor holandês Vincent Willem van Gogh e transformar as cartas, quadros e depoimentos sobre o artista numa animação.
Ao todo 150 artistas de todo o mundo dedicarem-se, durante dois anos, à criação de mais de 62450 telas-frame, que resultaram em 95 minutos de filme. A lógica da obra é reproduzir o estilo de Van Gogh e refletir sobre a sua vida e as circunstâncias controversas da sua morte. O alto custo do projeto foi financiado pelos fãs através de plataformas na Internet.
A história é contada com base nas obras do holandês, em depoimentos e 800 cartas do próprio pintor. A atriz Helen McCrory, que dá voz a Louise Chevalier, explica que Van Gogh se descrevia como uma “não-entidade” com um coração que queria que o mundo soubesse que ele sentia alguma coisa. Mas para a atriz, este filme mostra que o pintor era muito mais que uma “não-entidade”, era um grande artista, um grande ser humano”.
Os direitos do filme “Loving Vincent” foram vendidos para 20 países, inclusive o Brasil.
Assista ao trailer: