Marc Spiegler continua sendo o diretor global da feira suíça e supervisionará De Bellis, mas assumirá uma posição mais estratégica
A Art Basel nomeou Vincenzo de Bellis, curador do Walker Art Center de Minneapolis, para ocupar um cargo de diretor recém-criado, que envolverá a supervisão de feiras e plataformas de exposições em todo o mundo.
Marc Spiegler, diretor da feira suíça, permanecerá em seu cargo à frente de todos os departamentos da empresa, incluindo aqueles que lidam com relações com clientes e parcerias. Spiegler disse que seu papel se concentrará mais no “desenvolvimento estratégico”.
- Art Basel divulga expositores da sua feira principal na Suíça, que acontece em junho
- Para se adaptar às mudanças do mercado, Art Basel muda as regras de participação das galerias em suas feiras
- Vídeo: Art Basel 2022 Unlimited
De Bellis ajudará a gerenciar exposições e eventos pontuais e supervisionará equipes nas edições de Basel, Paris, Hong Kong e Miami Beach.
A novidade vem na esteira de outras mudanças estruturais da feira. Em julho passado, o ex-diretor da feira nas Américas, Noah Horowitz, deixou o cargo para se juntar à Sotheby’s. Em janeiro, a empresa suíça acrescentou uma quarta feira, em Paris, ao seu calendário anual. Em março, Clément Delépine, ex-codiretor da feira Paris Internationale, foi nomeado diretor do novo evento, que se chama Paris+, par Art Basel. Sua primeira edição acontecerá no Grand Palais em outubro.
De Bellis, que iniciará sua nova função em agosto, traz para a Art Basel a experiência anterior no circuito de feiras de arte. Antes de ingressar no Walker Art Center em 2016, de Bellis foi diretor artístico da Feira Internacional de Arte Moderna e Contemporânea de Milão, ou miart.