Centre Pompidou negocia um novo espaço em Xangai

0

O museu de arte moderna parisiense planeja abrir um espaço no distrito cultural West Bund

Embora ainda não haja uma data definida para a sua abertura, o Centre Pompidou planeja abrir uma filial em Xangai. O espaço deverá ser instalado no West Bund Art Museum, um projeto que ainda está em desenvolvimento.

Previsto para inaugurar daqui cerca de três anos, o West Bund Museum – projetado por David Chipperfield – deve ser construído na área cultural de West Bund, em Xangai. O museu é parte de um enorme projeto de reconstrução da Província de Xuhui que, quando concluído, formará um “corredor cultural” destinado a população local e visitantes.

Leia mais:
Colômbia poderá ser escolhida como sede latino-americana do Centre Pompidou
Centre Pompidou completa 40 anos em janeiro

Em troca de uma taxa anual de US$ 1,6 milhão paga ao Pompidou, o museu exibirá obras do acervo da instituição parisiense, além de exibir arte chinesa contemporânea.

Esta é uma ambição antiga do Centre Pompidou: se ramificar internacionalmente, especificamente na China. Em 2007, o então diretor do Pompidou, Bruno Racine, planejava abrir um museu no Huaihai Park, em Xangai, mas as negociações com as autoridades chinesas não foram em diante.

Em 2016, o Pompidou realizou a exposição “Obras-primas do Centre Pompidou 1906-77” no Shanghai Exhibition Center, que contou com obras de Henri Matisse, Pablo Picasso e Marcel Duchamp.

O museu francês também abriu uma filial em Málaga, na Espanha, em 2015, que exibe obras de sua coleção. A estratégia de abertura de filiais internacionais foi anunciada pelo diretor anterior, Alain Seban, e posta em prática pelo atual presidente Serge Lasvignes.

Em 2017, o Centre Pompidou comemora 40 anos de existência e uma das metas deste ano festivo é, justamente, promover a descentralização do museu. Uma das ações comemorativas é o projeto itinerante chamado “1977-2017: Le Centre Pompidou Fete ses 40 ans”, uma série de 40 exposições com obras de sua coleção histórica, espalhadas por diferentes museus regionais franceses.

Share.

Leave A Reply