Centre Pompidou completa 40 anos em janeiro

0

O programa cultural será lançado em janeiro de 2017 e deve acontecer simultaneamente em 40 cidades da França

Em 2017, o Centre Pompidou (Paris) vai celebrar seu 40º aniversário com eventos por toda a França. A instituição vai apresentar um programa completamente novo de exposições, empréstimos e vários eventos ao longo do ano. Serão exposições, espetáculos, concertos e encontros, organizados em 40 cidades francesas através de parceria com museus, centros de arte contemporânea, salas de espetáculos e muitos mais.

De agora até o início de 2018, o público será convidado a experimentar e partilhar a originalidade do Centre Pompidou, em cidades como Grenoble, Lille, Le Francois, Martinica, Saint-Yrieix-la-Perche, Chambord, Cajarc e Nice. O Musée Fabre, em Montpellier, receberá uma mostra conjunta com obras de Francis Bacon e Bruce Nauman como parte do projeto de aniversário. A exposição acontecerá de julho a novembro e irá reunir 60 peças, das quais dez pertencem ao Centre Pompidou. Enquanto isso, trabalhos de Alexander Calder e Cerith Wyn Evans do acervo do Pompidou serão incluídos na Bienal de Lyon, de 20 de setembro a 31 de dezembro de 2017, como parte da comemoração de aniversário. A 14ª edição do evento terá curadoria de Emma Lavigne, diretora do Centre Pompidou-Metz.

“Gostaria que o 40º aniversário do Centre Pompidou fosse um festival de criação artística em toda a França. Gostaria de ilustrar a vitalidade das instituições culturais que partilham o espírito do Centre Pompidou, para celebrar os laços que construímos com artistas, museus, centros de arte, salas de espetáculos e festivais e para desenvolver e enriquecer uma longa história de projetos compartilhados, dedicados à arte e à criação. Eu gostaria que alcançasse aqueles que amaram o Centre Pompidou por quarenta anos, assim como um novo público. O aniversário do Centre Pompidou envolverá todo o território francês, através de uma grande variedade de eventos concebidos para criar, assistir, promover e facilitar projetos”, encerra Serge Lasvignes, presidente do Centre Pompidou.

Share.

Leave A Reply