Colômbia poderá ser escolhida como sede latino-americana do Centre Pompidou

0

A instituição celebra 40 anos com um crescente sucesso de público e projetos de expansão para outros países

O Centre Pompidou, em Paris, abriu suas portas em 1977. Mais de 200 mil obras fazem da coleção de arte moderna e contemporânea do Pompidou uma das mais completas do mundo, integrando mestres como Pablo Picasso, Joan Miró, Amedeo Modigliani, Henri Matisse, Francis Bacon e Jean Dubuffet. Sua coleção se equipara a de outras grandes instituições do mundo, como a Tate Modern de Londres e o MoMA de Nova York.

Leia mais: Centre Pompidou completa 40 anos em janeiro

Desde o início, a instituição parisiense vem reafirmando sua importância. Em 2016, o Centre Pompidou registrou 3,3 milhões de visitantes, 9% a mais do que no ano anterior e 30% a mais do que há 10 anos, mesmo apesar dos ataques terroristas que a cidade enfrentou recentemente.

Agora, o Pompidou revela seus projetos de expansão. Em uma entrevista ao “El País”, o diretor do centro, Serge Lasvignes, expressou a intenção da instituição em estabelecer sedes internacionais em distintas capitais de arte. Em 2015, o primeiro passo foi dado, com a inauguração de um projeto-piloto do Pompidou em Málaga, onde atualmente são exibidas 90 obras da coleção e cuja parceria deve ser prorrogada até 2020. A próxima sede deverá ser inaugurada em Bruxelas em 2018, ocupando um edifício art deco de 35 mil m²; Shangai também está nos planos da instituição, porém sem nenhuma data ainda definida. O Pompidou conta ainda com uma sucursal em Metz desde 2010.

pompidou-malaga

Centre Pompidou Málaga

Sobre a possibilidade de uma sede na América Latina, Lasvignes afirma: “Está nas nossas perspectivas futuras”, enfatizando que o projeto está em fase preliminar, ainda que tenha um país concreto na mira. “Tenho interesse pela Colômbia. É um país promissor e com muitos recursos, onde os coletivos de artistas têm contribuído muito para pacificar a vida social”.

As comemorações do 40º aniversário do Centre Pompidou vão de encontro a estas metas de descentralização, com um projeto itinerante chamado “1977-2017: Le Centre Pompidou Fete ses 40 ans”, uma série de 40 exposições com obras de sua coleção histórica, espalhadas por diferentes museus regionais franceses.

Share.

Leave A Reply