12 artistas selecionados para comissões do High Line Plinth

0

Entre as propostas para o High Line Plinth está uma obra de Mire Lee, artista que ocupará o Turbine Hall da Tate Modern ainda este ano

Inaugurado em junho de 2019, o Plinth é o primeiro espaço no High Line – e um dos únicos locais na cidade de Nova York – dedicado exclusivamente a uma série rotativa de novas e monumentais obras comissionadas de arte contemporânea. Estas obras ocupam o espaço e passam a fazer parte da própria paisagem urbana, permanecendo em exposição por 18 meses.

Agora, a High Line Art anunciou os artistas selecionados para a quinta e sexta High Line Plinth Commissions. A lista de artistas está repleta de estrelas, incluindo Camille Henrot, Tuan Andrew Nguyen e Mire Lee, cujas obras comissionadas também ocuparão o Turbine Hall da Tate Modern a partir de outubro.

Renderização das propostas. Linha superior, a partir da esquerda: Dana Awartani, Leilah Babirye, Natalie Ball, Sammy Baloji, Abraham Cruzvillegas, Rachel Feinstein. Linha inferior, a partir da esquerda: Camille Henrot, Mire Lee, Candice Lin, Tuan Andrew Nguyen, Emeka Ogboh, Gala Porras-Kim.

Renderização das propostas. Linha superior, a partir da esquerda: Dana Awartani, Leilah Babirye, Natalie Ball, Sammy Baloji, Abraham Cruzvillegas, Rachel Feinstein. Linha inferior, a partir da esquerda: Camille Henrot, Mire Lee, Candice Lin, Tuan Andrew Nguyen, Emeka Ogboh, Gala Porras-Kim.

Esculturas monumentais e nada óbvias

A contribuição de Henrot, You Were Found, é uma escultura de bronze de uma coruja de celeiro. O pássaro, que aparece com destaque no épico de fantasia de Jim Henson, The Labyrinth (1986), é frequentemente associado à magia, uma conexão aprofundada pela cauda da coruja, que se desenrola em um pergaminho.

The Light that Shines Through the Universe, de Nguyen (foto acima), leva o nome do maior dos dois Budas de Bamiyan, estátuas do século VI que foram destruídas pelo Talibã. O artista moldou as mãos do Buda, ausentes das estátuas muito antes de serem destruídas, a partir de projéteis de artilharia em latão.

A proposta de Lee, The Leaking Machine, lembra um colar emaranhado suspenso. Suas estruturas vazarão água caindo como ‘correntes de chuva’ sobre objetos recolhidos na comunidade vizinha. A obra pretende funcionar como um santuário para receber orações de saúde e vitalidade.

Os outros artistas cujas propostas foram selecionadas são: Dana Awartani, Leilah Babirye, Natalie Ball, Sammy Baloji, Abraham Cruzvillegas, Rachel Feinstein, Candice Lin, Emeka Ogboh e Gala Porras-Kim.

“Cada uma dessas 12 propostas para o High Line Plinth oferece uma perspectiva emocionante sobre o poder e o potencial da arte pública para nos conectar com a história, o ambiente natural e uns com os outros”, disse Cecilia Alemani, diretora e curadora-chefe do High Line Art. .

As maquetes das propostas selecionadas serão exibidas a partir de 19 de março em um espaço diretamente adjacente ao Plinth, onde a Old Tree (2023), de Pamela Rosenkranz, está agora em exibição.

Share.

Leave A Reply