Lista de finalistas para ocupar o quarto pedestal da Trafalgar Square é anunciada

0

Sete artistas concorrem ao posto e podem ocupar o Fourth Plinth da Trafalgar Square, em Londres, entre 2026 e 2028

A lista de finalistas para a exibição de sua obra comissionada no quarto pedestal da Trafalgar Square no biênio 2026-2028 foi revelada. Trata-se de Chila Kumari Singh Burman, Gabriel Chaile, Ruth Ewan, Thomas J Price, Veronica Ryan, Tschabalala Self e Andra Ursuţa.

As maquetes propostas estão atualmente em exibição na National Gallery até 17 de março. Esta comissão marca o 25º aniversário do Fourth Plinth, apresentando arte contemporânea em Trafalgar Square, centro de Londres.

“O Fourth Plinth é conhecido em todo o mundo por trazer arte contemporânea internacional ao coração de Londres”, disse Justine Simons OBE, vice-prefeita de cultura na Creative Industries e no 24hr London Team. “Estou muito satisfeita que nossos artistas selecionados tenham fornecido peças tão instigantes. Durante 25 anos, as esculturas do Fourth Plinth despertaram interesse e debate – trazendo à tona o crítico de arte que existe em todos. Não tenho dúvidas de que estas propostas darão continuidade a essa tradição fantástica.”

Gabriel Chaile, Hornero, 2024. Foto James O Jenkins. Cortesia Fourth Plinth.

Gabriel Chaile, Hornero, 2024. Foto James O Jenkins. Cortesia Fourth Plinth.

Diversidade também nas propostas

As propostas para o próximo biênio vão desde The Smile You Send Returns to You, da artista britânica Chila Burman, destacando a viagem de seu pai da Índia ao Reino Unido, até Hornero, do escultor argentino Gabriel Chaile, inspirado no pássaro Rufous Hornero, símbolo nacional argentino.

Believe in Discontent, da escocesa Ruth Ewan, baseia-se no legado da sufragista Charlotte Despard, enquanto Ancient Feelings, do escultor britânico Thomas J Price, apresenta um retrato coletivo da comunidade.

Sweet Potatoes and Yams are Not the Same, da ex-vencedora do Turner Prize, Veronica Ryan, reflete o uso comum de objetos do cotidiano por parte da artista, e Lady in Blue, da americana em ascensão Tschabalala Self, celebra a mulher contemporânea.

Untitled, da escultora romena Andra Ursuţa, apresenta uma figura em tamanho real a cavalo, refletindo sobre a escultura pública e a comemoração.

Veronica Ryan, Sweet Potatoes and Yams are Not the Same, 2024. Foto James O Jenkins. Cortesia Fourth Plinth.

Veronica Ryan, Sweet Potatoes and Yams are Not the Same, 2024. Foto James O Jenkins. Cortesia Fourth Plinth.

Escolha popular

O público é incentivado a interagir com as propostas por meio do aplicativo Bloomberg Connects, contribuindo com suas opiniões no processo de seleção. Os vencedores serão anunciados em março e a obra escolhida permanecerá em exposição entre 2026 e 2028.

Em setembro de 2024, Improntas de Teresa Margolles será a próxima escultura a adornar o “quarto pedestal”, apresentando centenas de moldes de gesso de rostos trans para homenagear sua jornada e coragem.

Share.

Leave A Reply