Met anuncia comissões de arte contemporânea para 2025

0

Jennie C. Jones criará obras para o jardim da cobertura do museu, enquanto Jeffrey Gibson apresentará suas criações na fachada do Met na Quinta Avenida

O Met – Metropolitan Museum of Art de Nova York – anunciou ontem os artistas que criarão obras comissionadas para o jardim da cobertura e a fachada da Quinta Avenida em 2025.

Criando trabalhos para o jardim da cobertura do museu, a artista Jennie C. Jones, de Cincinnati, vai “explorar o potencial sonoro dos instrumentos de cordas, bem como suas possibilidades formais” em esculturas acústicas que “propõem a linha da corda como um proxy para a história da arte, ininterrupto e contínuo”.

O artista Choctaw-Cherokee Jeffrey Gibson – que representará os Estados Unidos na Bienal de Veneza este ano – criará quatro esculturas figurativas que ele chama de “figuras espirituais ancestrais”.

“Embora estilisticamente diferentes, tanto Jones quanto Gibson veem o potencial da beleza e da forma para carregar a potência das histórias individuais e culturais”, disse o diretor e CEO do Met, Max Hollein.

Jeffrey Gibson, Firebelly (2021). Cortesia Kavi Gupta

Jeffrey Gibson, Firebelly (2021). Cortesia Kavi Gupta

Quem são os artistas?

Jeffrey Gibson, nascido em 1972 em Colorado Springs, Colorado, é conhecido por sua abordagem vibrante e multidisciplinar que incorpora imagens visuais indígenas com abstração e texto contemporâneos brilhantes. Este ano, ele será o primeiro artista indígena a representar os EUA na Bienal de Veneza com uma mostra individual.

Jennie C. Jones é celebrada por suas explorações do som e sua relação com a história e o espaço. O trabalho de Jones, caracterizado por uma abordagem minimalista que se baseia em elementos do jazz, oferece repertório sobre as dimensões sonoras e visuais da arte. Sua comissão no Met Roof explorará “o potencial sonoro dos instrumentos de cordas, bem como suas possibilidades formais”, segundo o museu.

Para as artes comissionadas deste ano, o artista Kosovar Petrit Halilaj apresentará a sua obra no rooftop a partir de 29 de Abril, enquanto o artista coreano Lee Bul apresentará a sua fachada a partir de 12 de Setembro e o calígrafo chinês Tong Yang-Tze apresentará a sua obra no Grande Salão a partir de 21 de Novembro.

Share.

Leave A Reply