Conheça as obras escolhidas para ocupar o quarto pedestal da Trafalgar Square nos próximos anos

0

Desafiadores e atuais, os modelos vencedores para ocupar o quarto pedestal da Trafalgar Square vêm de um artista do Malaui e uma do México

Os visitantes da Trafalgar Square de Londres nos próximos anos serão transportados para o Malauí durante seu período colonial através de uma das esculturas, assim como apresentados a moldes dos rostos de 850 pessoas trans, em outra. Nesta semana, Samson Kambalu e Teresa Margolles foram anunciados como os artistas selecionados para apresentar suas obras no Fourth Plinth, no centro de Londres, para uma das comissões de arte contemporânea de maior destaque do mundo.

A obra de Kambalu aparecerá em 2022 e a de Teresa Margolles, em 2024. As duas novas obras foram escolhidas a partir de uma lista restrita de seis artistas, com o público também convidado a dar a sua opinião. Cerca de 17.500 pessoas votaram.

Antelope, de Samson Kambalu, escolhido como um dos vencedores do Fourth Plinth. REUTERS/Matthew Childs

Kambalu impressionou com o mock-up de uma escultura chamada “Antelope”, que ele afirmou ser baseada em uma “fotografia, tirada em 1914, de um pregador batista pan-africano do Malauí (John Chilembwe) ao lado de seu amigo John Chorley, um missionário britânico”. É significativo, segundo ele, pois os dois homens estão usando chapéus: “Parece uma fotografia comum, mas na verdade, se você se aprofundar, percebe que é um ato de desafio. Isso porque, em 1914, na Niassalândia (agora Malaui), os africanos não tinham permissão usar chapéus na frente de pessoas brancas”.

Em contraste com a escultura de Kambalu, a obra de Margolles é uma coleção de moldes de rostos de 850 pessoas trans de todo o mundo, intitulada “850 Improntas”. De acordo com um comunicado de imprensa, Margolles “trabalha em estreita colaboração com esta comunidade marginalizada que às vezes não tem acesso a cuidados sociais”.

Modelo em escala de "850 Improntas", da artista Teresa Margolles, que ocupará o quarto pedestal em 2024

Modelo em escala de “850 Improntas”, da artista Teresa Margolles, que ocupará o quarto pedestal em 2024

The fourth plinth – O quarto pedestal

Na Trafalgar Square, além da fonte e da famosa coluna de Nelson com seus leões, existem outras três estátuas: duas, ao sul da praça, de dois generais ingleses, e a terceira, no lado norte, do Rei George IV montado a cavalo.

No outro canto norte da praça, à esquerda de quem olha para a National Gallery, há um quarto pedestal, também construído para apoiar uma estátua equestre, mas que ficou vazio por mais de 150 anos.

Para preencher essa lacuna, em 1999 foi lançado o projeto “The fourth plinth”, cuja ideia é escolher uma obra de arte ou instalação de um artista renomado, especialmente feita para o pedestal, para ali permanecer por um período limitado de tempo.

Share.

Leave A Reply