Dica do dia: explore estas três produções sobre artes na Netflix

0

Separamos três produções relacionadas ao nosso tema preferido: arte. Divirtam-se!

Há algum tempo atrás, publicamos uma lista sugerindo uma maratona temática sobre biografias e histórias ligadas ao mundo das artes visuais – um dos posts mais populares do nosso portal! Por isso, resolvemos incluir mais algumas opções para estender esta maratona. Confira!

Com amor, Van Gogh

Seguindo o estilo do adorado pintor holandês, esta animação biográfica narra os últimos dias angustiantes de Vincent van Gogh. O filme, produzido em 2017 e com duração de 94 minutos, contou com o trabalho de mais de 100 artistas, que pintaram à mão os 65 mil quadros deste filme usando as mesmas técnicas de Van Gogh.

Lixo Extraordinário

O filme “Lixo Extraordinário” (“Waste Land”), sobre o artista brasileiro Vik Muniz, foi indicado ao Oscar de documentário em 2011. Dirigido por Lucy Walker e pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley, o filme levou em 2010 o prêmio de melhor documentário da International Documentary Association (EUA). Venceu também como melhor documentário do Festival de Berlim.

O documentário explora a relação de três anos que se estabeleceu entre Muniz e os catadores do lixão, que deram ao artista os objetos usados em suas imagens. Após dois meses retratando o aterro sanitário, Muniz contratou cerca de dez catadores para montar as imagens, num galpão em Parada de Lucas, subúrbio carioca.

Inhotim

Lançada originalmente em 2018, no canal Curta!, a série documental Inhotim – Arte Presente também está no streaming, oferecendo ao espectador a oportunidade de se aproximar do trabalho e do universo particular de alguns artistas cujas obras figuram na coleção do Instituto de Arte Contemporânea, fechado há meses devido à pandemia do novo coronavírus.

Ainda que não substitua propriamente o encontro presencial com as obras, a série – premiada no 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – funciona como um aprofundamento no universo de alguns criadores.
Os 13 episódios dirigidos pelo cineasta Pedro Urano focam no trabalho de grandes nomes da arte contemporânea, como Claudia Andujar, Giuseppe Penone, Rirkrit Tiravanija, Cildo Meireles, Chris Burden (1946-2015), Miguel Rio Branco, Matthew Barney, Jorge Macchi e Olafur Eliasson.

 

 

Share.

Leave A Reply