O mural apareceu nos muros da prisão que abrigou Oscar Wilde entre 1895 e 1897
Update em 04/03 às 17h50
Uma obra de arte no topo da parede de uma antiga prisão em Reading, Inglaterra, pode ter sido criada por ninguém menos que Banksy, o esquivo artista de rua cujo trabalho atrai milhares de seguidores. De acordo com reportagem da BBC, o mural que apareceu na extinta Prisão de Reading, onde Oscar Wilde esteve encarcerado entre 1895 e 1897, é possivelmente atribuível a Banksy – sendo este, um dos vários trabalhos do artista que apareceram no ano passado.
A obra retrata um prisioneiro escalando a imponente parede de tijolos da prisão com um lençol preso a uma máquina de escrever, que pode fazer referência à composição “Ballad of Reading Gaol”, poema que Wilde escreveu durante o exílio, após sua prisão. Banksy ainda não se manifestou a respeito do novo mural, mas especialistas já fizeram suas apostas na peça como um de seus originais.
Vince John, da 1loveart gallery, de Bristol, disse à BBC: “Acredito que este seja um exemplo do melhor trabalho de rua de Banksy, sendo humorístico e politicamente comovente”.
- Novamente, mural recente de Banksy em Bristol faz alusão à pandemia
- High Line quer que o público avalie suas próximas obras de arte
- Uffizi recebe sua primeira obra de street art
Paul Gough, vice-reitor da Arts University Bournemouth, disse à publicação que o trabalho provavelmente foi concluído por alguém “que sabe pintar e tem muita prática em usar andaimes na calada da noite”.
A BBC também relata que moradores se reuniram em torno do mural e tiraram fotos, sendo que alguns tomaram sua aparição como um sinal de apoio à transformação da prisão em um centro de artes. O imóvel está à venda desde 2019 e a vizinhança espera que a estrutura e sua história sejam preservadas.
Não faltaram notícias de Bansky ultimamente. No mês passado, foi revelado que um mural popular de Banksy em Nottingham foi vendido para uma galeria inglesa.
Update: Banksy confirma autoria de mural em seu perfil do Instagram
Dias depois do surgimento do mural, Banksy usou seu perfil oficial no Instagram, como de costume, para confirmar a autoria do grafite ao postar um vídeo sobre a criação da obra.
No vídeo, Banksy é mostrado usando stencil furtivamente, pulverizando tinta spray e usando rolo de pintura para criar a arte, intitulada “Create Escape”. As imagens se misturam com um episódio da série clássica de aulas de pintura “The Joy of Painting with Bob Ross”.
Um porta-voz do Reading City Council disse que estava “encantado com o fato de Banksy parecer ter apoiado o desejo do conselho de transformar a prisão vazia de Reading em um farol para as artes, o patrimônio e a cultura com esta obra de arte viral.
Ver essa foto no Instagram