Obra de Banksy sobre uso de máscaras surge no metrô londrino

0

Estênceis inspirados no coronavírus mostram ratos com máscaras cirúrgicas e desinfetante para as mãos

Banksy entrou no debate sobre o uso de máscaras com seu último trabalho: uma série de estênceis no metrô de Londres que mostram seus ratos usuais, lutando para aceitar as máscaras cirúrgicas.

Em um vídeo postado no seu perfil oficial do Instagram, o artista de rua é visto entrando em uma composição do metrô, vestido como um membro da equipe de limpeza, antes de grafitar os ratos – com e sem as máscaras, inclusive vestindo-as de maneiras inadequadas.



Banksy aparece em um trem que se aproxima da Baker Street e, depois, editando o vídeo com o título “London Underground – undergoes deep clean”.

No vídeo, o artista é mostrado pintando um rato espirrando, enquanto outro luta para colocar uma máscara e um terceiro a usa como paraquedas. No final do clipe, surgem as palavras “I get lockdown, but I get up again”, com o hit de 1997 Tubthumping, de Chumbawamba, tocando ao fundo.

View this post on Instagram

. . If you don’t mask – you don’t get.

A post shared by Banksy (@banksy) on

A companhia de transporte de Londres confirmou na última terça-feira, dia 14, que o trabalho foi removido “alguns dias atrás” devido à rígida política anti-graffiti, mas que Banksy seria bem-vindo para recriar sua mensagem “em um local adequado”.

O trabalho ocorre no momento em que governo modificou sua abordagem, tornando o uso de máscaras obrigatório. Na sexta-feira, Boris Johnson usou uma máscara em público e discutiu a possibilidade se tornarem obrigatórias, antes que Michael Gove negasse que esse fosse o plano no domingo.

Porém, 48 horas depois, o secretário de saúde e assistência social, Matt Hancock, confirmou em um comunicado que os consumidores ingleses seriam obrigados a usar máscaras nas lojas, com a legislação entrando em vigor na sexta-feira, 24 de julho. Na Inglaterra, elas se tornaram uma exigência no transporte público em 15 de junho.

Com a legenda “If you don’t mask – you don’t get”, o vídeo de Banksy é o primeiro novo post do artista desde o início de junho, quando ele reagiu à remoção da estátua de Edward Colston em sua cidade natal, Bristol.

Em abril, Banksy divulgou obras de arte criadas durante o confinamento com uma série de ratos causando caos em seu banheiro, publicado no Instagram e com a legenda “Minha esposa odeia quando eu trabalho em casa”.

Share.

Leave A Reply