Centre Pompidou planeja expandir e mover coleções para um novo local satélite, ao sul de Paris

0

A “fábrica de arte” será um espaço de conservação, exposição e armazenamento e deverá ser inaugurada em 2025

O Centre Pompidou está se expandindo novamente, desta vez para o subúrbio ao sul de Paris. O local, anunciado como uma “fabrique de l’art” (fábrica de arte), deve ser instalado em Massy e “será um centro de excelência para a conservação e restauração das obras da coleção, e um novo local cultural e criativo profundamente enraizado em seu território”, segundo um comunicado. A previsão de inauguração do espaço de 22 mil m² é para 2025.

Em princípio, a maioria das 120.000 propriedades do Musée national d’art moderne, instalado no Centre Pompidou, será transferida para o novo centro. “Essas reservas serão parcialmente abertas ao público, que poderá se beneficiar de um novo tipo de contato com as obras”. As lojas do Museu Nacional Picasso-Paris também serão transferidas para o novo prédio.

The Georges Pompidou Center, Paris

The Georges Pompidou Center, Paris

O novo local também será usado como “um local de exposições multiuso; este espaço de 2.500 m² sediará shows ao vivo, performances, conferências, exibições e workshops”, de acordo com o comunicado do Centre Pompidou. O museu publicou uma declaração no estilo manifesto, descrevendo seus objetivos para o posto avançado; “compartilhar arte” entre uma rede de locais da região é um dos princípios. Especialistas da Universidade de Paris-Saclay, nas proximidades, colaborarão com os curadores. Os patrocinadores do projeto incluem a Região Ile-de-France e o estado francês.

Segundo Le Parisien, a construção deverá custar cerca de US$ 66 milhões, com cerca de US$ 46 milhões cedidos pelos municípios locais. Estima-se que duzentas mil pessoas visitem o espaço anualmente. Embora o novo prédio seja parcialmente aberto ao público, o Centre Pompidou quer que ele se torne um laboratório de pesquisa criativa que irá colaborar com organizações de artes e universidades locais.

Posto avançado do Centre Pompidou em Shangai

Posto avançado do Centre Pompidou em Shangai

As notícias da fábrica de arte chegam semanas antes da abertura do posto avançado do Centre Pompidou em uma ala do West Bund Museum, em Shangai, com 25 mil m² e projetado pelo arquiteto britânico David Chipperfield, que será inaugurada em novembro. Nos últimos anos, o Centre Pompidou se expandiu internacionalmente, lançando uma série de anexos no exterior – Málaga (Espanha), Metz (França) e atualmente, construindo uma filial em Bruxelas, com inauguração prevista para 2023.

Share.

Leave A Reply