Centre Pompidou fechará para reforma por cinco anos a partir de 2025

0

A ideia é que, após as obras, o Pompidou se torne “um espaço livre e aberto”, como idealizaram seus criadores, os arquitetos Richard Rogers e Renzo Piano, na década de 1970

O Centre Pompidou, o principal museu de arte moderna e contemporânea de Paris, estabeleceu oficialmente planos para fechar por cinco anos a partir de 2025, enquanto passará por uma reforma de € 262 milhões (US$ 283,6 milhões).

Embora o museu tenha anunciado anteriormente um fechamento de longo prazo, esperava-se que o início fosse este ano e continuasse até 2027. A mudança nos planos também significa que o museu não reabrirá a tempo de seu 50º aniversário, em 2027.

Projeto da sede satélite do Pompidou nos Estados Unidos

Projeto da sede satélite do Pompidou nos Estados Unidos

Neste comunicado, o Centre Pompidou disse que fechará em meados de 2025. Durante o fechamento, o Centre Pompidou concentrará seus esforços nos espaços satélites de Bruxelas e Jersey City, programados para inaugurar em 2025 e 2026, respectivamente.

O Centre Pompidou também está trabalhando na inauguração de museus em Seul e AlUla, na Arábia Saudita, e tem outra proposta para o estado brasileiro do Paraná.

Autoridades francesas disseram que o Centro Pompidou precisa ser fechado para que o museu possa realizar a manutenção de seu famoso prédio, projetado por Richard Rogers e Renzo Piano. De acordo com o museu, a estrutura sofreu danos significativos desde que foi construída nos anos 70.

O museu também prometeu uma reformulação total de seu acervo, além de experiências mais “phygitais” (oferecidas em formato físico ou virtual) e uma biblioteca reformada.

Antes de seu fechamento, o Pompidou tem várias mostras importantes: o que está sendo anunciado como a maior exposição de Constantin Brancusi já realizada e uma celebração do centenário do Surrealismo, ambas planejadas para 2024, bem como uma pesquisa sobre a arte negra em Paris entre 1950 e 1990, prevista para 2025.

Share.

Leave A Reply