Exposição reúne obras de artistas afro-americanos contemporâneos

0

Exposição de obras de destaque da coleção de arte afro-americana levanta o debate sobre a construção da identidade desta comunidade

The Portland Art Museum apresenta a exposição “Constructing Identity: Petrucci Family Foundation Collection of African American Art”.

Questões de raça e identidade estão sendo exploradas como nunca antes nos Estados Unidos do século 21. Este olhar levou muitos artistas negros a investigar o que constitui a identidade, comunidade e a idéia de uma sociedade chamada pós-racial. “Constructing Identity” reúne pinturas, escultura, gravuras e desenhos de proeminentes artistas contemporâneos afro-americanos, juntamente com uma seleção de obras históricas das décadas de 1930, 1940 e da era dos direitos civis.

Leia mais: Pintores contemporâneos conduzem o ressurgimento de artistas abstratos afro-americanos

Baseada na coleção da Petrucci Family Foundation, a mostra apresenta obras de mais de 80 artistas, incluindo Henry Ossawa Tanner, Elizabeth Catlett, Romare Bearden, Norman Lewis, Faith Ringgold, Radcliffe Bailey, Kara Walker e Mickalene Thomas, assim como John Biggers, Barbara Bullock, David Driskell, Joyce Scott e Sonya Clark, entre outros.

A exposição, que ocupa o museu até 28 de junho, remete às contribuições dos artistas negros, cujo trabalho é historicamente sub-representado em museus e galerias, para promover uma compreensão mais completa.

Como parte de um diálogo crescente e mais analítico sobre como a arte reflete as experiências dos afro-americanos, “Constructing Identity” representa visualmente uma seção transversal de temas que falam com todos nós em vozes de comunidades afro-americanas.

“Historicamente, e dentro das comunidades afro-americanas, uma questão central é como melhor representamos a nós mesmos – e como essas representações se reúnem para formar uma declaração de identidade em constante mudança?”, pergunta Berrisford Boothe, curador de arte afro-americana da coleção Petrucci Family Foundation. “Oferecemos esta arte para apresentar uma visão mais completa e informada dos afro-americanos como um povo, além de revelar a natureza dinâmica, narrativas e impulsos que constituem a nossa plena humanidade”.

A coleção de arte afro-americana da Petrucci Family Foundation é uma iniciativa direcionada a focar, coletar, conservar e exibir uma gama inspiradora de obras, confirmando assim o lugar essencial da arte afro-americana na história e no discurso da arte americana. A coleção comemora a beleza, a compaixão, a força, e a vontade persistente dentro desta cultura.

Share.

Leave A Reply