10 exposições de museu para ficar de olho em 2024

0

Exposições de museu individuais e coletivas ao redor do mundo para manter no radar em 2024

O ano de 2023 produziu exposições de grande sucesso em todo o mundo, desde a apresentação esgotada de Johannes Vermeer no Rijksmuseum, até às variadas mostras sobre a vida e o legado de Pablo Picasso – que coincidiram com o 50º aniversário da morte do artista.

O ano demonstrou um regresso à normalidade, com os museus apresentando o conjunto final de exposições adiadas pela pandemia e a começando a refletir sobre questões oportunas das alterações climáticas e da representação indígena.

Com o início de um novo ano, marcado por incertezas econômicas, políticas e conflitos globais, os museus estão na posição única de oferecer uma pausa nas preocupações predominantes do dia.

Desde exposições individuais robustas em museus até explorações aprofundadas de figuras cruciais na história da arte, aqui estão 10 importantes exposições em museus para visitar ao redor do mundo em 2024.

, “Fallen Angels” | Palazzo Strozzi, Florence, de 22 de março a 21 de julho

Reunindo pinturas, esculturas, gravuras e instalações novas e históricas, “Fallen Angels” oferece uma visão abrangente da carreira do influente artista alemão, que baseia suas obras em uma série de fontes, incluindo mitologia, religião, filosofia, memória coletiva e história da guerra.

A exposição promete explorar a complexidade da obra de Kiefer, apresentando esta gama de temas e materiais no contexto da histórica arquitetura renascentista do Palazzo Strozzi.

2) “Paris 1874: Inventing Impressionism” | Musée d’Orsay, Paris (seguindo para a National Gallery of Art, Washington, D.C.), de 24 de março a 14 de julho

3) Institute of Contemporary Art, Boston, de 4 de abril a 2 de setembro

4) , “Infinite Landscapes” | Alte Nationalgalerie, Berlin, de 19 de abril a 4 de agosto

5) Mori Art Museum, Tokyo, de 24 de abril a 1 de setembro

Marcando a primeira retrospectiva abrangente de Theaster Gates no Japão, esta exposição individual reunirá uma série de obras do renomado artista americano. Abrangendo escultura, pintura, música, performance, arquitetura e design, a prática multifacetada de Gates fez dele uma figura de destaque na arte contemporânea.

O artista é conhecido por fundar a Rebuild Foundation, sua organização sem fins lucrativos em Chicago que auxilia na regeneração cívica e no desenvolvimento cultural, bem como por sua série contínua “Tar Paintings” (2020-presente) que considera o legado dos artistas negros na abstração. A exposição incluirá novas peças confeccionadas para a ocasião, além de uma apresentação que examinará como a arte e a cultura japonesas influenciam seu trabalho.

6) LaToya Ruby Frazier, “Monuments of Solidarity” | Museum of Modern Art, New York, de 12 de maio a 7 de setembro

7) Jenny Holzer, “Light Line” | Guggenheim Museum, New York, de 17 de maio a 29 de setembro

Le Déjeuner sur l'herbe les Trois Femmes Noires d'aprés Picasso, 2022, Mickalene Thomas. Cortesia The Broad

Le Déjeuner sur l’herbe les Trois Femmes Noires d’aprés Picasso, 2022, Mickalene Thomas. Cortesia The Broad

8) Mickalene Thomas, “All About Love” | The Broad, Los Angeles (seguindo para The Barnes Foundation, Philadelphia; Hayward Gallery, London), de 25 de maio a 29 de setembro

Mickalene Thomas é conhecida por suas representações vibrantes de mulheres negras confiantes que reivindicam espaço e ativismo, muitas vezes retratando-as em ambientes domésticos e de lazer.

Abrangendo as últimas duas décadas da carreira de Thomas, “All About Love” é a primeira grande turnê internacional do artista. Com mais de 80 peças, a exposição ilustra o interesse contínuo de Thomas em celebrar a representação feminina negra, bem como a sua gama de materiais e disciplinas, incluindo pintura de mídia mista em grande escala, instalação imersiva, colagem e fotografia.

Centrado no tema do amor como ferramenta de cura, o espetáculo se inspira no livro homônimo de Bell Hooks.

9) “When We See Us: A Century of Black Figuration in Painting” | Kunstmuseum Basel, de 25 de maio a 27 de outubro

10) Francis Alÿs | The Barbican, London, de 27 de junho a 1 de setembro

Share.

Leave A Reply