Exposição revela Picasso em obras do acervo pessoal do artista

0

Existem várias maneiras de ler a vida de Pablo Picasso (1881-1973) por meio de suas obras. A que o Instituto Tomie Ohtake revela a partir de deste sábado (21) é, talvez, a mais íntima de todas.

“Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem” reúne 116 trabalhos do pintor espanhol que ele fez questão de manter em seu acervo pessoal. São 34 pinturas, 42 desenhos, 20 esculturas e 20 gravuras de diferentes fases de sua trajetória, que traçam um panorama completo das mais diversas fases artísticas pelas quais ele passou, do realismo ao simbolismo, do cubismo ao surrealismo.

Sob a curadoria de Emilia Philippot, as obras do Musée National Picasso-Paris foram dispostas em dez seções, de forma a estabelecer um percurso cronológico-temático. O passeio começa com um olhar sobre sua formação e influências. Ao longo dele, é possível entender mais sobre o fascínio do artista pela forma do violão, seu engajamento político e o impacto do erotismo em sua vida – tudo por meio de seus trabalhos.

Além das obras assinadas por Picasso, a mostra apresenta ainda uma série de 22 fotogramas de André Villers realizados em parceria com Picasso, 12 fotografias feitas pela musa do artista, Dora Maar e outras 3 de Pierre Manciet. Filmes também complementam o giro com informações sobre os processos artísticos do espanhol.

Picasso foi alvo de uma exposição no ano passado, no CCBB, mas a última retrospectiva de seu trabalho do porte da exposição atual aconteceu apenas em 2004, na Oca. O diferencial dessa, no entanto, é o ineditismo: 90% das obras numa foram apresentadas por aqui.

Serviço: No Instituto Tomie Ohtake (r. Coropés, 88, Pinheiros, tel.: 2245-1900). Abre sábado (21). De ter. a dom., das 11h às 20h. R$ 12; ter. grátis (venda antecipada pelo site institutotomieohtake.org.br). Até 14/8.

Publicado originalmente no Metro no dia 20/05/2016

Share.

Leave A Reply