MoMA vai manter “The Swimming Pool”, de Matisse, em exposição permanente

0

Henri Matisse, The Swimming Pool, late summer 1952. (Photo courtesy Museum of Modern Art)

Depois do sucesso de “The Swimming Pool” como peça central na exposição “Henri Matisse: The Cut-Outs”, a obra vai voltar a ser exposta no MoMA a partir de abril.

Foram 20 anos longe do olhar do público visitante, mas agora a instalação retorna ao acervo permanente do museu. A obra vai ocupar uma área do quinto andar da instituição, nas galerias de pinturas e esculturas. Esta é uma boa notícia para aqueles que não tiveram a chance de vê-la na exposição recentemente encerrada.

“The Swimming Pool” é uma instalação com recorte, do tamanho de uma sala. Matisse a criou para sua sala de jantar em Nice, em 1952. Ele recortou figuras de nadadores, mergulhadores e vida marinha em papel pintado de azul, colando-os em uma faixa de papel branco, que ele então prendeu à parede em uma altura acima do nível dos olhos. A instalação foi adquirida pelo MoMA em 1975 e não foi exposta ao público durante 20 anos.

Em 2008 restauradores trabalharam para trazer a instalação mais próxima de sua aparência original. A nova configuração recriou a altura, a cor e o layout da obra assim como aparecia na sala de jantar de Matisse, obedecendo inclusive o espaçamento das portas e janelas.

Com informações do The Observer

Share.

Leave A Reply