MAC-USP promove seminário Internacional "Arte Contemporânea – preservar o quê?" até quarta-feira

0

De hoje a 8 de outubro acontece no Auditório MAC USP Ibirapuera o seminário internacional “Arte Contemporânea: Preservar O Quê?”. O evento propõe apresentar e discutir alguns instrumentos teóricos, metodológicos e informacionais sobre a documentação da arte contemporânea nos museus, e pensar, assim, em articulações mais consistentes entre ciências humanas e práticas museológicas.

O seminário conta com organização de Cristina Freire, Humberto Farias de Carvalho (UFRJ) e colaboração do Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu (MAC USP). Participam dos debates Lino Garcia Morales, Lucas Sigefredo, Lúcia Almeida Matos, Andrea Magalhães, Suely Rolnik entre outros.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, na Cidade Universitária. Para alunos de graduação e pós-graduação USP o evento é gratuito; alunos de outras instituições: R$ 20 e público geral: R$ 50.

Programação

1º dia – 6 de outubro
14h00 – 14h30: Credenciamento e abertura oficial
14h30 – 17h00: Sessão I – A Conservação da Arte Contemporânea
– Lino Garcia Morales (Professor da Universidade Politécnica de Madri e colaborador do Departamento de Conservação e Restauração do Museu Nacional Centro Reina Sofia, Madrid, Espanha).
– Humberto Farias Carvalho (Vice Coordenador e professor dos cursos de Conservação e Restauro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – EBA/UFRJ, Rio de Janeiro)
Debatedor: Lucas Sigefredo(Coordenador do setor de conservação do Instituto Inhotim, Minas Gerais)

2ª dia – 7 de outubro
14h30 – 17h00: Sessão II – Imagem e movimento no Museu
Lúcia Almeida Matos (Professora Associada da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal)
Andrea de Magalhães (Pesquisadora da Universidade do Porto, Portugal)
Debatedor: Humberto Farias Carvalho

3ª dia – 8 de outubro
10h00 às 12h30: Sessão III – Fechada Discussão dos convidados internacionais com conservadores e restauradores de museus brasileiros visando a troca de experiências a partir de alguns estudos de casos e temas pontuais.
14h30 – 17h00: Sessão IV – Entrevista como Instrumento de Conservação na Arte Contemporânea
– Suely Rolnik (Psicanalista, crítica de arte e cultura, curadora e professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo)
– Ariane Vanrell (Conservadora do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri, Espanha)
Debatedora: Cristina Freire (Professora titular e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP, São Paulo)

Share.

Leave A Reply