Ai Weiwei detido em Pequim

0
Ai Weiwei

Ai Weiwei é um dos críticos mais frequentes do regime chinês, principalmente no que refere à falta de respeito aos direitos humanos

O artista mais conhecido da China, Ai Weiwei, foi detido em Pequim na manhã do último domingo, 3/4. A polícia revistou o seu estúdio, confiscou computadores e interrogou seus assistentes. O artista de 53 anos permanece fora de contato, desde que foi detido pelos oficiais no aeroporto da cidade.

Ai Weiwei, que desenhou o estádio olímpico Ninho de Pássaro, tem sido um crítico sem reservas do Governo chinês.

Apesar de ser repetidamente assediado, estava aparentemente protegido pelo status do seu falecido pai, um poeta de renome, e pelo seu perfil internacional. No último ano, ele criou a instalação Sunflower seeds para a Tate Modern.

A sua detenção surge durante o que os militantes dos direitos humanos descreveram como a mais severa repressão sobre ativistas e dissidentes há mais de dez anos.

Pelo menos 23 pessoas foram detidas criminalmente, a sua maioria devido ao incitamento da subversão ou criação de distúrbios. Mais três foram presos formalmente e mais de uma dúzia estão desaparecidos, incluindo advogados de direitos humanos de alto perfil.

Weiwei foi detido no controle de imigração, enquanto tentava apanhar um vôo para Hong Kong, para onde se dirigia a negócios.

Detenção do artista Ai Weiwei indica aumento da repressão na China

EUA pedem à China libertação do artista e ativista Ai Weiwei

Share.

Leave A Reply