“KAWS + WARHOL” exibe artistas pop lendários, lado a lado

0

A exposição de arte combina esculturas e pinturas de KAWS com obras icônicas de Andy Warhol, celebrando os 30 anos do Museu Andy Warhol

Localizado em Pittsburgh, cidade natal do artista, o Museu Andy Warhol celebra seu 30º aniversário com a exposição “KAWS + WARHOL”, a primeira a examinar os temas sombrios presentes na obra de ambos os artistas. A mostra permanece em cartaz até 20 de janeiro de 2025.

Comparações entre a apropriação de KAWS e Warhol pela cultura pop são abundantes no mundo da arte, mas esta mostra é a primeira a mapear os “temas sombrios” que proliferam no trabalho de ambos os artistas. Surgem também outras comparações – e contrastes – entre os seus lugares na história da arte.

Interação entre as obras de KAWS e Warhol em dois momentos da exposição em cartaz

Interação entre as obras de KAWS e Warhol em dois momentos da exposição em cartaz. A esquerda, as caixas de cereais com as personagens de KAWS se misturam às icônicas Brillo Boxes de Warhol. E à direita, uma edição de 2020 do icônico personagem “COMPANION” de KAWS deitado de bruços em frente ao díptico “Ambulance Disaster” de Warhol

De caveiras a acidentes de carro, ambos os artistas usam suas cores vivas e referências da cultura pop, ao mesmo tempo em que apresentam o espetáculo sinistro da morte. As tendências obscuras no trabalho de KAWS e Warhol são ampliadas e trazidas à vista ao apresentar os dois artistas juntos pela primeira vez.

KAWS também responde à adoção do comercialismo por Warhol apresentando uma nova série de pinturas, esculturas e instalações relacionadas à sua recente encomenda pelaGeneral Mills, que inseriu seus personagens característicos nas embalagens de algumas das caixas de cereais mais apreciadas da América. As obras de cereais serão justapostas às icônicas Brillo Boxes de Warhol e à sua série menos conhecida de pinturas infantis.

Preview da exposição “KAWS + Warhol” no Andy Warhol Museum com escultura de KAWS instalada ao ar livre. Foto de Adam Schrader.

Preview da exposição “KAWS + Warhol” no Andy Warhol Museum com escultura de KAWS instalada ao ar livre. Foto de Adam Schrader.

KAWS é o cocurador da exposição com o diretor do Museu Andy Warhol, Patrick Moore – seu esforço final para a instituição antes de deixar o cargo em 31 de maio. Moore concebeu a premissa da mostra depois de ver uma exposição do KAWS na Galeria Skarstedt em Nova York, três anos atrás.

Em resposta à The Pop District, nova iniciativa do museu, KAWS também apresentará uma escultura monumental de madeira no Pop Park, em frente ao prédio e visível a partir de seu lobby.

Share.

Leave A Reply