Dez artistas recebem 100 mil euros como vencedores do Chanel Next Prize 2024

0

O brasileiro Dalton Paula está entre os dez vencedores do Chanel Next Prize 2024, ao lado de nomes como Tolia Astakhishvili e Ho Tzu Nyen

Foram anunciados os vencedores do segundo Chanel Next Prize, que premia dez artistas que trabalham em disciplinas que vão da arte ao cinema, performance e música. Cada um receberá 100.000€ para ajudar a aprofundar a sua prática e a realizar o seu projeto mais ambicioso. Eles também receberão dois anos de orientação e terão acesso a um programa de networking internacional formado em colaboração com os parceiros da grife francesa.

O prêmio bienal foi lançado em 2021 como parte do Fundo Cultural da Chanel, uma iniciativa de financiamento que procura apoiar e promover figuras de vanguarda da cultura contemporânea. O júri do prêmio inclui alguns dos nomes mais destacados do setor, como a atriz Tilda Swinton e o artista Cao Fei – ambos retornando pela segunda vez – e os curadores Legacy Russell e Hans Ulrich Obrist.

Tolia Astakhishvili, Dalton Paula e Ho Tzu Nyen estão entre os vencedores

Tolia Astakhishvili, Dalton Paula e Ho Tzu Nyen estão entre os vencedores

Nova geração de artistas de vanguarda

Entre os vencedores do prêmio deste ano estão a artista georgiana Tolia Astakhishvili, cuja prática multidisciplinar inclui instalações que exploram a relação entre as pessoas e o espaço arquitetônico, e o artista Ho Tzu Nyen, de Cingapura, cujos filmes e performances combinam frequentemente imagens de fontes mitológicas, históricas da arte e pesquisas documentais para oferecer novas maneiras de olhar para o passado.

Sam Eng, um desenvolvedor de videogame autodidata que já colaborou com o pioneiro da arte digital Ian Cheng, também está entre os vencedores, assim como o brasileiro Dalton Paula, cujos retratos pintados e fotográficos trazem à tona figuras esquecidas da história brasileira, e a coreógrafa Oona Doherty. O cineasta Maxy Fox, a musicista e poetisa Moor Mother e a compositora Anna Thorvaldsdottir também estão na lista.

Sam Eng, Skate Story (2024)

Sam Eng, Skate Story (2024)

Dalton Paula afirma: “O prêmio abrirá caminho para sonhos maiores, que envolvem a construção de uma escola-floresta. Um espaço que, assim como o Ateliê e Escola de Arte Sertão Negro que já desenvolvo, é pautado por saberes ancestrais, para que jovens artistas e pesquisadores possam continuar desenvolvendo seu trabalho e potencialidades por meio do compartilhamento de códigos do sistema artístico e do cuidado com a terra .”

Questionado sobre as suas expectativas como jurado em relação ao prêmio, Cao disse ao The Art Newspaper: “O Chanel Next Prize promove a criatividade entre os artistas, especialmente aqueles que desafiam as definições convencionais nas artes visuais, cultura contemporânea, dança, música, jogos e muito mais. Espero que estes 10 vencedores continuem a progredir nas suas respectivas áreas. Também espero que o Chanel Next Prize eleve ainda mais seu impacto no cenário artístico global.”

Share.

Leave A Reply