Gagosian relembra os dias esquecidos de Jean-Michel Basquiat em Los Angeles

0

As pinturas de Basquiat em Los Angeles ocupam a Gagosian em exposição inédita, a partir de março, em Beverly Hills

As pinturas de Jean-Michel Basquiat em Los Angeles serão exibidas na Gagosian Beverly Hills, marcando a primeira exposição que se concentra exclusivamente na estada de Basquiat na Califórnia. A exposição “Made on Market Street” está agendada de 7 de março a 1 de junho.

A conexão de Gagosian com Basquiat começou em 1981, levando a exposição inaugural do artista radicado em Nova York à Los Angeles, na Larry Gagosian Gallery, em abril de 1982, a primeira vez que seu trabalho foi exibido na Costa Oeste. Basquiat voltou para Los Angeles no final daquele ano, estabelecendo-se em um espaço criativo fornecido pela Gagosian na Market Street. Neste local, Basquiat criou um conjunto significativo de obras, incluindo Hollywood Africans e Museum Security (Hollywood Meltdown), ambas de 1983.

“Los Angeles sempre foi uma grande cidade para artistas e Jean-Michel pareceu considerá-la uma mudança revigorante em relação a Nova York”, disse Gagosian, em comunicado. “Embora a imensidão de seu talento tenha sido imediatamente aparente, foi um ponto alto da minha carreira trabalhar com ele, apresentá-lo a Los Angeles e testemunhar o incrível impacto que sua arte e legado tiveram em nossa cultura.”

Larry Gagosian e Jean-Michel Basquiat c. 1982

Larry Gagosian e Jean-Michel Basquiat c. 1982

Made on Market Street

A exposição, intitulada Made on Market Street, é a primeira focada exclusivamente nas obras que Jean-Michel Basquiat produziu em Los Angeles. Com curadoria de Fred Hoffman (que trabalhou em estreita colaboração com Basquiat na época) e Larry Gagosian, com design de exposição de Stefan Beckman, Made on Market Street apresenta empréstimos do espólio de Jean-Michel Basquiat, Broad Art Foundation (Los Angeles); Museu Brandhorst (Munique), Museu de Arte Moderna (Nova York); Museu Whitney de Arte Americana (Nova York) e outras coleções públicas e privadas.

Entre novembro de 1982 e maio de 1984, Basquiat produziu aproximadamente cem pinturas, numerosos trabalhos em papel e seis edições em serigrafia em Venice, Califórnia. Para um artista intimamente ligado ao cenário artístico nova-iorquino da década de 1980, Basquiat foi extraordinariamente prolífico em Los Angeles. Made on Market Street reflete sobre esta era crucial, reunindo quase trinta obras – várias das quais estão entre suas pinturas mais importantes.

Para o negociante de arte Jeffrey Deitch, amigo de longa data de Gagosian que esteve nas duas exposições de Basquiat em Los Angeles no início dos anos 80, o período é “relativamente pouco conhecido” e um dos “mais importantes” da carreira do artista.

Na época, os shows de Basquiat em Los Angeles no Gagosian foram um grande sucesso. Numa conversa de 2012 com o colecionador bilionário Peter Brant publicada na Interview Magazine, Gagosian disse que as exposições eram uma prova do talento de Basquiat. “Uma coisa é ter uma mostra de sucesso em Nova York com a população local, mas depois transferir esse tipo de trabalho para Los Angeles e fazer com que ele ressoe – quero dizer, este foi enfaticamente um trabalho urbano de Nova York. Dá a você uma noção real do poder da arte que ele estava fazendo.”

Share.

Leave A Reply