Expo Chicago 2024 nomeia curadoras das seções especiais

0

Amara Antilla e Rosario Güiraldes irão comandar as seções In/Situ e Exposure, na feira que acontecerá no Navy Pier em abril de 2024

A Expo Chicago nomeou duas curadores para organizar suas seções especiais. Amara Antilla organizará a seção In/Situ para obras de grande escala e site-specific espalhadas pela feira, enquanto Rosario Güiraldes fará a curadoria da seção Exposure, dedicada a apresentações individuais e duplas de artistas por galerias no mercado há 10 anos ou menos. Ambas trabalharão em estreita colaboração com Kate Sierzputowski, que foi promovida de diretora de programação a diretora artística.

Vista da instalação do Southern Guild na Expo Chicago 2023. Cortesia Southern Guild

Vista da instalação do Southern Guild na Expo Chicago 2023. Cortesia Southern Guild

Antilla é curadora sênior do Contemporary Arts Center (CAC) em Cincinnati desde 2019 e organizou várias exposições e comissões no CAC com inúmeros artistas acompanhados de perto, incluindo Steffani Jemison, Kahlil Robert Irving , Nora Turato e Carmen Winant; uma exposição com o trabalho de Tai Shani estreia em breve. Antilla também foi co-curadora de exposições coletivas como “Artist-Run Spaces” e “The Regional”, mostra focada em artistas do Centro-Oeste. Antes da CAC, Antilla atuou em várias funções curatoriais no Museu Guggenheim em Nova York, onde trabalhou em exposições de Simone Leigh, Alfredo Jaar e a MAP Global Art Initiative.

Güiraldes foi recentemente nomeada curadora de artes visuais no Walker Art Center, em Minneapolis, e é crítica do Departamento de Pintura e Gravura da Yale School of Art. Recentemente, ela foi curadora associada no Drawing Center em Nova York, onde organizou exposições individuais para Xiyadie, Fernanda Laguna, Ebecho Muslimova e Guo Fengyi, bem como a exposição coletiva “Drawing in the Continuous Present”. Antes de ingressar no Drawing Center, ela organizou uma pesquisa sobre o coletivo Forensic Architecture, que estreou no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona em 2017 e depois viajou para o Museu Universitário de Arte Contemporânea da Cidade do México.

“Ao longo da minha carreira”, disse Güiraldes em um comunicado, “concentrei-me na arte contemporânea do Sul Global e, agora que também moro no Centro-Oeste, estou animada com a oportunidade de trazer essa ampla visão de mundo para o Programa de exposição, ao mesmo tempo em que destaca as vibrantes comunidades artísticas do Grande Centro-Oeste.”

A edição de 2024 da feira será a primeira desde a aquisição da Expo Chicago – junto com o Armory Show em Nova York – pela Frieze, que realiza feiras em Londres, Nova York, Los Angeles e Seul. Sob a nova propriedade, a Frieze operará as duas feiras como divisões separadas, mantendo suas equipes e compartilhando certas operações comerciais.

Em um comunicado, Sierzputowski disse: “A Expo Chicago é uma feira de arte internacional profundamente enraizada no ecossistema cultural de Chicago e da região mais ampla do Centro-Oeste, e este ano estamos entusiasmados por ter pela primeira vez duas curadoras de seções que representam instituições de nossa região, ao mesmo tempo em que trazem uma incrível experiência e perspectiva internacional para nossos programas.”

Share.

Leave A Reply