Christie’s exibe obras de Bacon e Ghenie no valor de US$ 445 milhões em Seul

0

A exposição Flesh and Soul apresentará obras-chave de ambos os gigantes da arte figurativa moderna durante a Seoul Art Week

Depois de uma corrida inaugural em Hong Kong em maio, a Christie’s e a HomeArt levam Flesh And Soul: Bacon/Ghenie para Seul. É a primeira vez que obras de Francis Bacon e Adrian Ghenie são exibidas juntas na Coreia.

A exposição, que não está em leilão, acontecerá de 3 a 5 de setembro na BOONTHESHOP em Cheongdam, e será gratuita e aberta ao público.

Com um valor combinado de US$ 440 milhões, as 16 obras de arte em exposição incluem espécimes dignos de museu de algumas das séries mais icônicas dos artistas.

Francis Bacon, Study for Portrait II (1953). Oil on canvas. 152.7 cm x 116.9 cm.

A vice-presidente e diretora internacional da Christie’s na Ásia-Pacífico, Elaine Holt, disse que o programa destaca ‘a tensão visceral e a energia assombrosa que Bacon e Ghenie capturam de forma tão brilhante através de sua manipulação de tintas’.

O pintor britânico Francis Bacon (1909-1992), o mais velho dos dois, tornou-se um defensor da pintura figurativa moderna do século XX na Grã-Bretanha e além. Suas pinturas semi-abstratas provocavam choques e ansiedades em torno da condição humana.

As obras de Bacon em Flesh And Soul incluem exemplos de suas infames pinturas papais, como Study for Portrait II (1953) e Study for a Pope I (1961). Essas interpretações transgressoras, gritantes e desintegrantes do Retrato do Papa Inocêncio X (1650), de Diego Velázquez, impulsionaram Bacon à fama a partir dos anos 1950.

As obras de Bacon são montadas em conversas com as do artista contemporâneo romeno Adrian Ghenie (n. 1997). Ghenie, que foi muito inspirado por Bacon, rapidamente ganhou destaque internacional no final dos anos 2000 com suas pinturas semi-abstratas que se baseiam na história da arte e estados mentais históricos sombrios.

Trabalhando livre e vigorosamente aplicando tinta com uma espátula, a representação de Ghenie de figuras cujos rostos se derretem sob um verniz de abstração pictórica pode ser comparada com os temas em desintegração de Bacon.

Entre as obras de Ghenie para a Flesh and Soul estão as pinturas Lidless Eye (2015), uma homenagem ao seu herói artista Vincent van Gogh, e The Collector 3 (2008), que retrata o infame nazista e saqueador de arte Hermann Göring cercado pelas obras de arte que ele tanto desejado.

Ambos os artistas levam os espectadores a lugares psicológicos sombrios enquanto permanecem visualmente engajados em sua aplicação de tinta vigorosa, expressiva e teatral. “A curadoria de seus trabalhos lado a lado abre uma janela para o coração de uma infinidade de temas – amor e intimidade, poder e opressão, ícones culturais e os tropas da guerra”, disse Holt.

Flesh And Soul será exibido durante a Seoul Art Week, coincidindo com a Kiaf SEOUL e a estreante Frieze Seoul.

Share.

Leave A Reply