Banksy quer comprar a prisão onde Oscar Wilde foi preso

0

Desde março de 2021, o prédio abriga um mural de Banksy em sua parede externa

Banksy se ofereceu para comprar a prisão de Reading, onde Oscar Wilde já esteve preso, com o resultado da venda do estêncil que utilizou no mural que homenageia o autor vitoriano. O artista planeja transformar a prisão em um centro de artes.

Já famoso por The Picture of Dorian Gray e The Importance of Being Earnest, Wilde foi preso em Reading Gaol por dois anos, começando em 1895 por “indecência grosseira”, pelos seus relacionamentos com outros homens. Foi durante sua sentença de trabalhos forçados que Wilde escreveu De Profundis, uma carta publicada postumamente para seus amante, que mapeou o curso malfadado de seu relacionamento e as próprias ruminações de Wilde sobre sua vida e carreira.

Depois de ser libertado da prisão, ele partiu para a França e nunca mais voltou para o Reino Unido. Ele escreveu o poema “The Ballad of the Reading Gaol”, baseado em como testemunhou o enforcamento de um assassino enquanto ele estava preso.

“[Wilde era] o santo padroeiro de juntar duas ideias contrastantes para criar magia”, disse Banksy ao Guardian. “Converter o lugar que o destruiu em um refúgio para a arte parece tão perfeito que temos que fazer isso”.

Reading foi colocada no mercado em 2019, apesar da resistência generalizada. Em março, Banksy marcou o prédio com um novo trabalho retratando um escritor (um aceno para Wilde) usando um lençol amarrado para escapar da prisão enquanto carregava uma máquina de escrever. Os vendedores avaliaram o edifício em £ 10 milhões (US$ 13 milhões).

Banksy prometeu pagar mais do que este preço, vendendo o estêncil que ele usou para criar sua obra de arte do escritor em fuga, caso a prisão de Reading aceite a oferta. Entre sua oferta de trazer US$ 13 milhões e dinheiro adicional levantado pelo Reading Borough Council para salvar o marco histórico, Bansky e o Conselho devem ter os fundos necessários para atender ao preço pedido, mas ainda não está claro se os vendedores aceitarão ou não a oferta pouco ortodoxa.

Toby Davies, diretor artístico do teatro Rabble em Reading, disse à BBC: “Banksy está oferecendo uma quantia incrível de dinheiro, que irá diretamente ao MoJ para benefício público. A oferta de Banksy é fenomenal e se o MoJ recusar, considero isso um ato criminoso”.

Na época do surgimento do mural, Banksy usou seu perfil oficial no Instagram, como de costume, para confirmar a autoria do grafite ao postar um vídeo sobre a criação da obra.

No vídeo, Banksy é mostrado usando stencil furtivamente, pulverizando tinta spray e usando rolo de pintura para criar a arte, intitulada “Create Escape”. As imagens se misturam com um episódio da série clássica de aulas de pintura “The Joy of Painting with Bob Ross”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Banksy (@banksy)

Share.

Leave A Reply