Manifesta 14 anuncia curadora e tema da edição

0

A próxima edição da bienal itinerante europeia acontece em Pristina e tera curadoria de Catherine Nichols

Catherine Nichols, uma estudiosa de artes e literatura, curadora e escritora, assumirá a liderança artística da próxima Manifesta 14, a ser realizada em Pristina, Kosovo, em 2022. A próxima edição da bienal itinerante receberá o título “it matters what worlds world worlds: how to tell stories otherwise” e irá investigar e promover a narrativa coletiva, classificando-a, como os organizadores descreveram em um comunicado à imprensa, como uma “estratégia vital de engajamento político e social”. Um Centro de Prática Narrativa será estabelecido na Biblioteca Hivzi Sylejmani da cidade e servirá como o palco principal para a bienal, que se espalhará para ocupar vários outros locais.

Catherine Nichols

Catherine Nichols

O diretor da Manifesta de 2019, Hedwig Fjern, citou a escolha de Pristina como a localização da Manifesta 14 como uma resposta à “perda de sentido do espaço público e uma falta de reconhecimento do que é comum” na região na sequência da Guerra do Kosovo de 1998-99. Na época, Fjern expressou o desejo de que a bienal “forneça a Pristina os meios para reconstruir, redefinir e recuperar um espaço público radicalizado e diverso, que ainda hoje parece ser considerado um ato cultural subversivo, que pode se tornar um apelo à mudança”.

Em um comunicado recente, Fjern reconheceu que Manifesta, em colaboração com as comunidades locais, iria apresentar “modelos alternativos de engajamento social, cultural, urbano e artístico”, observando que “a fundação está trabalhando no desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo para a criação um centro criativo interdisciplinar e intervenções artísticas concretas em espaços públicos que podem ser visitados por todos” durante a Manifesta.

Fjern elogiou a escolha de Nichols, dizendo que sua “experiência se encaixa perfeitamente nas práticas artísticas que exploram novas comunidades sustentáveis ​​e criativas, com foco em como podemos viver, trabalhar e cuidar uns dos outros em uma época que necessita urgentemente de sustentabilidade ambiental”.

Nichols, que atualmente é a diretora artística do beuys 2021,  iniciativa de um ano na Alemanha que comemora o centenário do artista fundador do Fluxus, Joseph Beuys, disse em um comunicado: “Quando visitei Pristina, as pessoas que encontrei, as conversas que tive, o trabalho que testemunhei me deu uma sensação palpável do poder transformador que está nas histórias e no ato, na própria prática de contar histórias”.

Ela continuou: “Estou muito satisfeita com a perspectiva de me juntar à equipe Manifesta 14 para reunir artistas, pensadores, cientistas e cidadãos de toda a Europa e além para explorar como a narração de histórias pode nos permitir interagir uns com os outros e em nossa pluralidade inerente, para agir em conjunto e trazer um mundo comum mais do que humano”.

A Manifesta 14 será inaugurada em 22 de julho de 2022 e vai até 30 de outubro do mesmo ano.

Share.

Leave A Reply