Pinturas da série “Cherry Blossom”, de Damien Hirst, serão exibidas na Fondation Cartier, em Paris

0

As pinturas das cerejeiras em flor integram a primeira grande exposição do artista em Paris, com obras pintadas pelo próprio artista, ao invés de seus assistentes

Damien Hirst finalmente terá sua primeira mostra institucional em Paris, com uma exposição de suas pinturas Cherry Blossoms, alegres e em grande formato, na Fondation Cartier.

O diretor da fundação, Hervé Chandès, se encontrou com Hirst em seu estúdio em Londres em 2018 para ver as pinturas e decidiu lhe oferecer uma exposição no local. “Fiquei deslumbrado com o excesso de beleza ao meu redor e pensei que a arquitetura da Fondation Cartier, que é cercada por um jardim, seria o lugar perfeito para revelar a série”, diz Chandès.

Trinta das 107 pinturas da série estarão em exibição no edifício projetado por Jean Nouvel. Marcando o retorno de Hirst à pintura com sua própria mão, ao invés dos assistentes, as obras exuberantes se inspiram nas cores de Pierre Bonnard, no estilo gestual do expressionismo abstrato e nas técnicas pontilhistas. Hirst os descreveu como sendo sobre “beleza e vida e morte” – a preocupação abrangente da prática de Hirst – e ter algo “quase cafona”, “extravagante” e “decorativo” sobre eles.

Hirst's Renewal Blossom (2018)

Hirst’s Renewal Blossom (2018) © Photo: Prudence Cuming Associates. Damien Hirst and Science Ltd. All rights reserved, DACS 2021

“Quando vi as pinturas, senti a urgência de compartilhar minha admiração com o público”, diz Chandès sobre a exposição, que foi adiada por um ano devido à pandemia.

O mais impressionante é que Hirst, um dos vencedores do Turner Prize, que tem sido uma figura importante na cena da arte contemporânea do Reino Unido desde a década de 1990, nunca fez uma mostra individual na França antes. “Damien Hirst é um artista tão famoso quanto desconhecido”, diz Chandès. “Famoso porque todos falam dele e desconhecido porque, na França, suas obras quase nunca foram expostas”.

Damien Hirst: Cherry Blossoms, Fondation Cartier, Paris, 6 de julho a 2 de janeiro de 2022

Fonte: The Art Newspaper

Share.

Leave A Reply