Sprüth Magers passa a representar o espólio de John Baldessari

0

Galeria anunciou a representação global do acervo de Baldessari (1931-2020), estendendo seu relacionamento de décadas com o famoso artista conceitual

A partir de meados da década de 1960, Baldessari produziu obras inovadoras em sua ponte entre pintura e fotografia, palavra e imagem, alta arte e contextos vernáculos – sempre com uma forte dose de sagacidade e humor que tornou suas obras acessíveis a espectadores de todos os tipos.

Suas pinturas, desenhos, fotografias, edições, filmes, instalações e obras de arte públicas, foram extraídas de fontes tão diversas como história da arte, filmes B de Hollywood e Ludwig Wittgenstein, dando às armadilhas da vida cotidiana igualdade com as complexas questões teóricas que sustentavam cada um de seus projetos.

Overlap Series: Various Palm Trees (with spectator and floating object), 2001

Overlap Series: Various Palm Trees (with spectator and floating object), 2001

Como observa Philomene Magers, “Monika e eu tivemos o prazer único de trabalhar com John desde o final dos anos 1980, e seu trabalho permaneceu a pedra angular das apresentações de Sprüth Magers de artistas internacionais de ponta por mais de trinta anos, consolidando sua importância crucial tanto ao nosso trabalho e ao público global. Ao estabelecermos nossas galerias de Berlim, Londres e Los Angeles, apresentamos regularmente seus projetos criativos e em constante evolução ”. Nas últimas décadas, Baldessari teve inúmeras exposições na galeria, incluindo mostras coletivas em 1988, 1991 e 1993 e exposições individuais em 1995, 1997 e 1999. Seguiram-se mais de uma dúzia de exposições individuais e coletivas em locais internacionais da galeria.

A propriedade também continuará a trabalhar com as galerias Mai 36 em Zurique e a Galerie Greta Meert, em Bruxelas.

As histórias de Baldessari e Sprüth Magers se entrelaçaran a Los Angeles em fevereiro de 2016, quando a galeria inaugurou seu espaço na cidade com uma exposição individual do trabalho recente do artista. Uma mostra de suas pinturas inventivas de emojis se seguiu em 2017 e, agora em junho, a galeria de Los Angeles fará a estreia da série final de pinturas de Baldessari, The Space Between, concluída nos meses antes de sua morte, em janeiro de 2020, aos 88 anos.

Photo: Manfredi Gioacchini, 2015 All artworks © John Baldessari. Courtesy Estate of John Baldessari © 2021

Photo: Manfredi Gioacchini, 2015 All artworks © John Baldessari. Courtesy Estate of John Baldessari © 2021

Baldessari teve mais de duzentas exposições individuais de seu trabalho em sua vida e mais de mil exposições coletivas em todo o mundo. As principais retrospectivas incluem Pure Beauty, inaugurada na Tate, em Londres, em 2009, que viajou para o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, ​​o Museu de Arte do Condado de Los Angeles e o Museu de Arte Moderna de Nova York. Ele também foi destaque na Documenta V (1972) e VII (1982), Carnegie International (1985-86), Whitney Biennial (1983 e 2009), e na 47ª Bienal de Veneza (1997) e 53ª Bienal de Veneza (2009), onde foi homenageado com o Leão de Ouro pelo conjunto de realizações. Em 2012 ele foi premiado com o Kaiserring Goslar, e em 2015 ele recebeu a Medalha Nacional de Artes do National Endowment for the Arts.

O legado de John Baldessari é incomparável por seu impacto em gerações de artistas, historiadores da arte e pensadores, não apenas por meio de seu amplo trabalho, mas também por seus muitos anos de ensino e orientação. A galeria espera estender esse legado ao lado da propriedade nos próximos anos.

Share.

Leave A Reply