MASS MoCA vai inaugurar um novo ‘Skyspace’ de James Turrell em maio

0

A instalação, típica do artista, tem 12 metros de altura e vai ocupar um tanque de água desativado do museu

O Museu de Arte Contemporânea de Massachusetts (MASS MoCA) inaugura em 29 de maio uma nova instalação Skyspace de James Turrell, mundialmente conhecido por suas obras monumentais compostas em grande parte por elementos escultóricos e leves. A retrospectiva de Turrell percorre seis décadas de carreira do artista e, com o acréscimo desta instalação, apresentará uma amostra de todos os aspectos da prática do artista.

Este Skyspace do MASS MoCA será a maior peça circular independente feita pelo artista até hoje, medindo 12 metros de altura e capaz de abrigar até 50 espectadores ao mesmo tempo. Turrell foi inspirado a criar a obra quando visitou o museu em 1987, que vai ocupar um tanque de água abandonado. Em paralelo, o museu também apresentará uma exposição focada das obras de cerâmica do artista.

James Turrell Skyspace, estrutura e renderização

James Turrell Skyspace, estrutura e renderização

Joseph Thompson, diretor fundador do MASS MoCA, disse em um comunicado: “De muitas maneiras, esta história exemplifica o compromisso do MASS MoCA em apoiar artistas e suas carreiras ao longo do tempo, e em trabalhar com eles para realizar seus sonhos, não importa quão grandes ou ambiciosos”.



“A simplicidade do trabalho e os materiais industriais brutos estão de acordo com meus trabalhos anteriores das décadas de 1970 e 1980, o que eu acho que não é surpreendente, já que foi quando este projeto foi concebido pela primeira vez”, disse Turrell em um comunicado.

O novo “Skyspace”, uma das mais de 80 obras do gênero mantidas em coleções públicas e privadas hoje, foi co-fabricado pelos construtores do MASS MoCA em conjunto com a DCG Design e Darryl Cowie. O trabalho se juntará a outras nove instalações imersivas de grande escala na exposição do museu.

Share.

Leave A Reply