Banksy doa tríptico para levantar fundos a hospital palestino

0

A obra, leiloada pela Sotheby’s, arrecadou US$ 3 milhões para a entidade

“Mediterranean sea view” (2017), conjunto retrabalhado de três pinturas a óleo Banksy, originalmente feitas e exibidas no saguão do The Walled Off Hotel em Belém, faz alusão às milhares de vidas perdidas no mar durante a crise de migrantes europeus dos anos 2010.

A obra, doada por Banksy, foi arrematada por quase US $ 3 milhões na terça-feira (28) em um leilão da Sotheby’s.

O trio de pinturas mostra coletes salva-vidas laranja e um remo, perdidos entre o mar e uma costa rochosa. “Mediterranean Sea View 2017” foi visto como um julgamento severo de Bansky frente a resposta hesitante da Europa em relação à crise migratória, que atingiu seu pico há cinco anos.

Detail of Banksy, Mediterranean sea view 2017, 2017. Est. £800,000–1.2 million ($1 million–1.5 million). Courtesy Sotheby’s.

Acredita-se que dezenas de milhares tenham morrido quando os países europeus do Mediterrâneo e do Mar Egeu refutaram as pessoas que fugiam de conflitos violentos no norte da África e no Oriente Médio. “Este trabalho justapõe um gênero histórico de belas-artes com uma sombria contemporaneidade”, disse a Sotheby’s.

Ele arrecadou oficialmente £ 2.235.000 libras (US$ 2,9 milhões) – bem abaixo do recorde de £ 9,9 milhões estabelecido para um Banksy em outubro, com a pintura “Devolved Parliament”.

Banksy doou o tríptico para arrecadar fundos para reforma e compra de equipamentos de reabilitação infantil para o Bethlehem Arab Society for Rehabilitation.

“Muitas vezes somos levados a acreditar que a migração é um dreno dos recursos do país, mas Steve Jobs era filho de um imigrante sírio”, disse ele, na época, em um raro comentário público sobre uma de suas obras que fazia alusão à crise dos refugiados. “A Apple é a empresa mais lucrativa do mundo… e só existe porque eles permitiram um jovem de Homs”. Banksy retratou Jobs em uma obra intitulada “The Son of a Migrant from Syria”, que o mostrava carregando uma mochila e um computador da Apple.

A venda do tríptico ocorreu durante um leilão virtual mais amplo, realizado pela Sotheby’s em Londres, intitulada “Rembrandt to Richter Evening Sale”. Um dos únicos três autorretratos de Rembrandt ainda em mãos particulares foi vendido por 14,5 milhões de libras – um recorde para uma das famosas representações de si mesmo do mestre holandês.

Share.

Leave A Reply