Um santuário dedicado a Alexander Calder está chegando à Filadélfia

0

O espaço exibirá obras da Calder Foundation em galerias e jardins permanentes

A Filadélfia em breve abrigará um novo espaço dedicado a um dos amados filhos nativos da cidade, o escultor Alexander Calder. Descrito como um “santuário” – e explicitamente não um museu – o local, projetado por Herzog & de Meuron, terá ambientes interno e externo, com jardins e galerias, para mostrar obras da coleção da Calder Foundation.



“Esta iniciativa marca a primeira vez que um prédio e um terreno são destinados especificamente para exibir o trabalho de Calder”, disse Alexander S. C. Rower, presidente da Calder Foundation e neto do artista, em comunicado. “A fundação está entusiasmada por colaborar na criação de um lugar meditativo que tem o objetivo expresso de permitir que o público experimente e se envolva com o trabalho radical do meu avô de maneiras sem precedentes”.

Alexander Calder, Ghost (1964). Photo ©Calder Foundation, New York/Artists Rights Society (ARS), New York.

Alexander Calder, Ghost (1964). Photo ©Calder Foundation, New York/Artists Rights Society (ARS), New York.

A nova instituição sem fins lucrativos, ainda sem nome, foi criada em conjunto entre a fundação e várias organizações filantrópicas da Filadélfia, incluindo a Neubauer Family Foundation, o Pew Charitable Trusts e o HF Lenfest, com o apoio da Cidade da Filadélfia e da Commonwealth of Pensilvânia.

A construção do novo local, na Benjamin Franklin Parkway, em frente à Barnes Foundation e ao Rodin Museum, está prevista para começar no início do próximo ano, de acordo com o New York Times. Os planos para o edifício serão revelados no meio do ano.

O nome Calder é amplamente reconhecido por ali. Três esculturas de três gerações de Calders – seu pai, Alexander Stirling Calder e o avô Alexander Milne Calder também foram artistas – estão instaladas ao longo da Benjamin Franklin Parkway.

Alexander Calder's <i>Cheval Rouge (Red Horse)</i> on display in the National Gallery of Art Sculpture Garden in Washington, D.C. Photo by Robert Alexander/Getty Images.

Alexander Calder’s Cheval Rouge (Red Horse) on display in the National Gallery of Art Sculpture Garden in Washington, D.C. Photo by Robert Alexander/Getty Images.

A fundação foi a primeira em negociações para construir um espaço permanente para o trabalho do artista ao longo da via, há 20 anos. O futuro espaço ocupará o mesmo local do museu que não foi concretizado.

“A arte da família Calder é uma parte importante da trama de nossa cidade”, disse Rebecca W. Rimel, presidente e CEO da Pew Charitable Trusts, um dos parceiros filantrópicos do projeto, em comunicado. “Um lar na Parkway, para algumas das obras mais importantes de Calder, promoverá a reputação da cidade como um destino artístico de classe mundial e aumentará seu apelo a visitantes nacionais e internacionais”.

 

Share.

Leave A Reply