Um conjunto perdido de banners de Alexander Calder volta a ser exibido na Filadélfia

0

As faixas desenhadas por Calder e executadas por Sheila Hicks, estão de volta à Free Library da Filadelfia

Oito faixas de Alexander Calder, consideradas perdidas por décadas, encontraram um lar permanente na Free Library da Filadélfia. Dois dos banners, representando sóis e trepadeiras abstratas na paleta preferida de pretos, vermelhos, azuis e amarelos de Calder, já estão em exibição, enquanto os outros ainda estão sendo restaurados na cidade de Nova York. Os trabalhos, chamados The Bicentennial Banners – em homenagem ao bicentenário dos Estados Unidos em 1976, são os únicos banners criados por Calder.

The Bicentennial Banners designed by Alexander Calder and executed by Sheila Hicks, back on view at the Free Library of Philadelphia. Courtesy of the Free Library of Philadelphia.

“Exibir The Bicentennial Banners sustenta a missão da Free Library de inspirar curiosidade, pois não apenas convidará a visualização, mas também servirá como catalisador para uma programação pública inovadora que envolverá nossos visitantes com a arte”, disse Siobhan Reardon, presidente e diretor da Free Library, em um pronunciamento.



O empresário do ramo imobiliário e colecionador de arte, Jack Wolgin, encomendou as faixas em 1976 durante a criação do complexo de escritórios da Center Square na Filadélfia, em parte para cumprir um requisito de que 1% do orçamento do projeto fosse dedicado à arte pública. Calder criou a faixa como pinturas em guache, que mais tarde foram transformadas em banners pela renomada artista têxtil Sheila Hicks. Depois que Wolgin vendeu o empreendimento, no início dos anos 80, os banners desapareceram, levando a pensar que tivessem sido danificados ou destruídos.

The Bicentennial Banners designed by Alexander Calder and executed by Sheila Hicks, back on view at the Free Library of Philadelphia. Courtesy of the Free Library of Philadelphia.

Segundo o Philadelphia Inquirer, Wolgin esperava “fornecer arte que melhorasse a Filadélfia, integrando no cotidiano daqueles que vivem ou trabalham na cidade a alegria e a inspiração derivadas da grande arte”.

Mas em 2000, os banners foram descobertos em um guarda-volumes e, com exceção de uma breve exibição de quatro deles em 2009, permaneceram lá até agora. Os banners foram doados de forma anônimas para a biblioteca.

 

Share.

Leave A Reply