Performance Space New York recebe doação de US$ 1 milhão da Keith Haring Foundation

0

Em homenagem à história do artista junto da instituição, um de seus espaços foi batizado como Keith Haring Theatre

O Performance Space New York firmou uma nova e importante parceria com a Keith Haring Foundation, que concedeu à organização uma doação de US$ 1 milhão em apoio à criação de uma nova bolsa de curadoria de dois anos.

Em homenagem ao legado e à história de Haring junto da organização – o artista desenvolveu seu estilo de pintura icônico durante uma residência dentro do prédio abandonado PS 122, onde a organização sem fins lucrativos foi fundada em 1980 – o Performance Space New York batizou seu estúdio de Keith Haring Theatre, onde sediará a série de palestras Keith Haring, gratuita ao público, ainda este ano.

Keith Haring, Untitled, 1982

Keith Haring, Untitled, 1982

“Este ano marcante oferece ao Performance Space a oportunidade de refletir sobre as previsões daqueles que, no passado, olhavam para os melhores futuros que a arte e o ativismo poderiam imaginar e catalisar”, revelou um comunicado da instituição. “Keith Haring engajou-se com fluidez em várias disciplinas – como visto em sua curadoria de performances (Acts of Live Art) no Club 57 – e em sua arte de rua, exposições e colaborações que combinaram uma sensibilidade lúdica com comentários sociais perspicazes e, no final da década de 1980, com seu ativismo contra o HIV / AIDS. Esta aliança destaca a história da Performance Space de envolver artistas, construindo caminhos que se cruzam entre disciplinas e desafiando determinadas formas – em conjunto com a transcendência das normas ao seu redor”.



A organização também anunciou a nomeação de Suzanne Geiss – coautora da monografia de Keith Haring ao lado de Jeffrey Deitch, publicada pela Rizzoli International em 2008 – como a nova presidente do conselho, e de Kaneza Schaal, uma artista de teatro de Nova York, como vice-presidente.

Comentando sobre a colaboração do Performance Space New York com a fundação, Geiss disse: “Uma parte essencial de nossa missão – combinar disciplinas e comunidades e inspirar-se na vida noturna – está muito no espírito de como Keith Haring via o mundo. O trabalho de Haring, sua síntese de diferentes formas de expressão em um vocabulário, também encapsulou verdadeiramente a energia do East Village. Neste mesmo bairro, agora, com a nomeação do teatro e os vários programas que cercam essa parceria, seu legado será constantemente renovado na mente de artistas e públicos de diferentes gerações”.

Share.

Leave A Reply