Pela primeira vez em sua história, o Metropolitan Museum of Art apresentará esculturas em frente à sua escadaria

0

O diretor do museu espera que o projeto seja “ousado e divertido”

Os degraus do Metropolitan Museum of Art serviram durante muito tempo como uma varanda pública, permitindo que turistas e moradores locais desfrutem do brilho do carro-chefe da Quinta Avenida do museu. Mas, pela primeira vez na história da instituição, a partir de agosto estes visitantes também poderão desfrutar de um pouco de arte.

Uma nova série anual de encomendas à artistas começa em setembro, com esculturas da artista queniana-americana Wangechi Mutu, que serão instaladas nos nichos da fachada do histórico exterior Beaux-Arts do museu.

Wangechi Mutu, Water Woman (2017)

Wangechi Mutu, Water Woman (2017)

O projeto vem do novo diretor da instituição, Max Hollein, que aprecia a arte feita para fora dos museus: como chefe do Schirn Kunsthalle em Frankfurt, ele montou um mural de Barbara Kruger nas vitrines de uma loja de departamentos local.

“O Met em si, seu prédio e espaços públicos se tornarão plataformas temporárias para a apresentação de novos trabalhos, oferecendo oportunidades poderosas de exibição de arte contemporânea para um amplo público”, disse Hollein em um comunicado.

O museu também trará novos trabalhos para o seu Grande Salão, com pinturas monumentais de Kent Monkman, programado para estrear dezembro. O espaço é atualmente o lar de uma estátua egípcia de um faraó e uma escultura helênica grega de Atena, mas no passado mostrou trabalhos de Piotr Uklański (2014), Andy Warhol (2012) e John Baldessari (2010), em conjunto com exposições temporárias.

Por fim, o Met também anunciou planos para sediar a estreia mundial da instalação de vídeo imersiva de Ragnar Kjartansson, Death Is Elsewhere (2017-19), no átrio da ala Robert Lehman, em maio.

“Se você pegar todos eles juntos, é claramente uma afirmação que mostra que o Met, em seu prédio principal, se envolve com arte contemporânea e artistas contemporâneos de uma forma ousada, mas também lúdica”, disse Hollein ao New York Times.

O trabalho de Wangechi Mutu estará à vista na fachada do Met Fifth Avenue entre 9 de setembro de 2019 a 12 de janeiro de 2020. As pinturas de Kent Monkman estarão no Great Hall do museu de 19 de dezembro de 2019 e 12 de abril de 2020. “Ragnar Kjartansson: A Morte está em outro lugar” vai ocupar o átrio da ala Robert Lehman entre 30 de maio e 2 de setembro de 2019.

Via Artnet

Share.

Leave A Reply