Artistas recebem Condecorações de Ano Novo no Reino Unido

0

Sonia Boyce, Gillian Wearing, Tacita Dean e Alison Wilding estão entre os homenageados da tradicional listagem

Os artistas Gillian Wearing, Sonia Boyce, Tacita Dean, Alison Wilding e Yinka Shonibare foram condecorados na lista de honra do Ano Novo da Rainha de 2019. Boyce, já MBE, tornou-se OBE (Oficial da Ordem do Império Britânico) junto com Wilding. Gillian Wearing (anteriormente OBE), Yinka Shonibare (MBE) e Tacita Dean (OBE) receberam um CBE (Comandante da Ordem do Império Britânico). Ian Blatchford, diretor do grupo Science Museum, foi condecorado Cavaleiro, título mais elevado da Ordem.

Wearing apresentou sua estátua do Suffragist Millicent Fawcett na Parliament Square, em Londres, em abril. Enquanto isso, Boyce está trabalhando com as comunidades locais para produzir um mural para a parede de 1,8 quilômetros que passa por Custom House, Silvertown e North Woolwich, no East End de Londres, como parte do projeto de transporte Crossrail.

"Still Water", de Alison Wilding

“Still Water”, de Alison Wilding

O escopo completo do trabalho de Dean foi revelado em três exposições colaborativas no início deste ano na National Gallery, na National Portrait Gallery e na Royal Academy of Arts. “Still Water”, de Alison Wilding, um memorial patrocinado pelo DCMS aos cidadãos britânicos afetados pelo terrorismo no exterior, foi revelado em maio no National Memorial Arboretum, em Staffordshire.

O setor de museu também foi agraciado. Ian Blatchford, diretor do grupo do Museu da Ciência que supervisiona o Museu da Ciência em Londres, foi nomeado cavaleiro “por serviços de educação cultural”. Samuel Mullins, diretor do Museu dos Transportes de Londres, recebeu o OBE, juntamente com Caroline Collier, diretora de parcerias e programas da Tate, e Andrew Nairne, diretor da galeria Kettle’s Yard, da Universidade de Cambridge. Nairne disse: “Estou muito contente por receber este reconhecimento após a bem-sucedida reabertura da Kettle’s Yard em 2018: um grande esforço de equipe ao longo de muitos anos”.

Ann Dumas, curadora da Royal Academy of Arts em Londres, e Andrea Nixon, ex-diretor executivo da Tate Liverpool, receberam um MBE (membro da Ordem do Império Britânico).

Outros homenageados, ligados à arte e cultura, incluem o arquiteto John Pawson, que recebeu um CBE, e o historiador David Olusoga (OBE), co-apresentador da série de Civilizações da BBC.

Ao todo, 1.148 pessoas foram nomeadas pela Lista de Honras de Ano Novo de 2019 da Rainha Elizabeth II.

Via The Art Newspaper e ArtDaily

Share.

Leave A Reply