Hauser & Wirth anuncia criação de instituição de arte sem fins lucrativos

0

As atividades do instituto incluirão os projetos ligados tanto a artistas representados pela Hauser & Wirth quanto a artistas não afiliados à galeria

Iwan e Manuela Wirth, co-fundadores da Hauser & Wirth, juntamente com Marc Payot, anunciaram a criação do Hauser & Wirth Institute, uma fundação independente, sem fins lucrativos, dedicada a apoiar estudos históricos artísticos e a preservar e promover os legados de artistas modernos e contemporâneos, permitindo maior acesso do público aos seus arquivos para pesquisa.

Para levar adiante sua missão, o Instituto criará um centro de estudos para a preservação, catalogo e digitalização de materiais de pesquisa para estudo e on-line gratuito a esses recursos. Além disso, deve fomentar a inovação e a pesquisa histórica de arte por meio do financiamento de bolsas de estudo, em parceria com fundações e instituições educacionais. Outra atividade central do Instituto será a produção de catálogos raisonnés on-line e publicações impressas com os mais altos padrões acadêmicos, para fortalecer o campo da história da arte moderna e contemporânea. A organização também apresentará programas públicos, incluindo exposições de material de arquivo e simpósios que envolvem acadêmicos, arquivistas, artistas, colecionadores, curadores, galeristas e o público em geral.

O Instituto será coordenado por Jennifer Gross, ex-curadora-chefe e diretora adjunta do deCordova Sculpture Park and Museum, em Lincoln, Massachusetts. Antes de seu trabalho na deCordova, Gross atuou como curadora de arte moderna e contemporânea na Galeria de Arte da Universidade de Yale em New Haven, Connecticut; e como Curadora de Arte Contemporânea no Museu Isabella Stewart Gardner em Boston, Massachusetts. O Hauser & Wirth Institute será comandado por um corpo de diretores. Iwan Wirth é o presidente do conselho, que tem Marc Payot como tesoureiro, Lynn Gumpert como secretária, além de David Shevlin e Jennifer Gross. O conselho aceitará a orientação de um conselho consultivo independente composto por artistas, assessores, acadêmicos e arquivistas.

“O trabalho do Hauser & Wirth Institute é uma extensão natural do apoio da nossa galeria a artistas vivos e às propriedades e fundações notáveis que representamos há mais de 25 anos”, disse Iwan Wirth. “O mundo da arte acelerou e globalizou suas atividades de exibição e publicação de maneira dramática. Ao criar o instituto, esperamos disponibilizar recursos para apoiar o crescimento similar nas áreas de pesquisa histórica de arte e o compartilhamento de conhecimentos essenciais que alimentam uma compreensão mais rica da arte, dos artistas e dos processos criativos centrais da história da cultura para as futuras gerações. Estamos honrados em ter a oportunidade de criar uma organização para fazer este trabalho e muito gratos a nossos consultores por participarem do esforço”.

Franz Kline, Wanamaker Block, 1955 Yale University Art Gallery

Franz Kline, Wanamaker Block, 1955 Yale University Art Gallery

Primeiros projetos

As iniciativas inaugurais incluem um catálogo online de pinturas de Franz Kline de 1950 a 1962, feito em cooperação com a propriedade do artista. Embora Hauser & Wirth não represente a propriedade, o Instituto Hauser & Wirth financiou os Arquivos de Arte Americana no Smithsonian Institution para catalogar e digitalizar o arquivo de Kline para realizar o projeto. O instituto também trabalhará com o espólio de Jason Rhoades, co-representado pela David Zwirner, para catalogar e criar um portal on-line com os materiais coletados de seu arquivo, permitindo acesso livre e aberto a ele pela primeira vez.

Outras iniciativas apoiadas pelo instituto incluem bolsas de US $ 50.000 para estudantes de doutorado e pós-doutorado. Para 2018, as bolsas foram concedidas a Melissa Rachleff, professora associada de administração de artes na Universidade de Nova York; Robert Slifkin, professor associado de belas artes na New York University; e o curador e escritor Philip Larratt-Smith, que está pesquisando a escrita psicanalítica de Louise Bourgeois para uma publicação.

Ainda no primeiro semestre de 2019, o instituto sediará o primeiro de uma série de simpósios voltados ao gerenciamento de arquivos de artistas.

Share.

Leave A Reply