Getty adquire obras de Camille Claudel e Rodin

0

Esculturas serão expostas no final do ano

Paul Getty anunciou a aquisição de duas importantes esculturas de bronze francesas: Torso of a Crouching Woman, de Camille Claudel (1864-1943), e Bust of John the Baptist, de Auguste Rodin (1840-1917).

Com pouco mais de trinta centímetros de altura, Torso of a Crouching Woman representa um corpo feminino nu e fragmentário, agachado no chão, sem cabeça nem braços e com o joelho esquerdo cortado. Com seu movimento focado no equilíbrio do corpo perfeitamente dominado, a escultura é característica da modelagem harmoniosa do corpo humano de Claudel, com a sutil representação dos ossos e músculos sob a pele. Torso é uma obra extremamente rara: seu modelo de gesso se perdeu e existe apenas um outro molde em bronze, em um museu francês.

O Museu Getty já possui obras-primas de mulheres escultoras como Luisa Roldan, chamada La Roldana (Espanha, 1652-1706), Barbara Hepworth (1903-1974) e Elisabeth Frink (Inglaterra, 1930-1993).

Com esta aquisição, existem agora seis esculturas de Camille Claudel nos museus americanos. Torso of a Crouching Woman é o primeiro trabalho de Claudel na coleção do Getty, o único em um museu de Los Angeles, e o maior dos Estados Unidos.

Rodin

Bust of John the Baptist apresenta um retrato muito realista do santo com cabelos longos, barba, bochechas afundadas e um peito ósseo – evocando a ascética vida do pregador no deserto. Os buracos profundos com os quais os olhos são perfurados dão a ilusão de um olhar intenso; a boca aberta e o queixo ligeiramente levantado transmitem a intensidade de sua pregação. A aquisição do Getty é um dos cinco únicos modelos desta escultura feita durante a vida do artista e se distingue dos outros quatro pela ausência de uma base e um ligeiro encurtamento da parte inferior do tórax. Os primeiros bronzes de Rodin são muito raros nos museus americanos.

Agora, o Getty possui duas grandes obras do mestre Rodin, respectivamente em mármore e em bronze. A adição de Bust of John the Baptist, peça em bronze muito refinada, feita sob a supervisão direta de Rodin, preenche uma lacuna importante e garante uma melhor representação na coleção deste artista fundamental da história da escultura.

Bustos são típicos do processo criativo de Rodin. Como era sua prática, ele baseou sua figura em uma pessoa real, neste caso um camponês italiano da região de Abruzzi chamado Pignatelli, que concordou em posar para ele. Embora fosse derivado de uma monumental estátua do santo, Rodin percebeu isso como uma escultura independente.

No Salão de 1879, o modelo de gesso do busto ganhou uma menção honrosa. O modelo de gesso da estátua monumental exibida no Salão de 1881 foi encomendado pelo governo francês. Rodin é o escultor europeu mais aclamado do final do século XIX e início do século XX e seu trabalho representa um ponto de viragem revolucionário que levou ao modernismo na escultura.

O Museu Getty adquiriu sua primeira escultura de Rodin, o mármore Christ and Mary Magdalene, em 2015. Ela está atualmente em exibição no Pavilhão Oeste do Museu, ao lado de pinturas francesas do mesmo período. As duas esculturas adquiridas recentemente, tanto de Rodin quanto de Claudel, serão exibidas no final de 2018.

Share.

Leave A Reply