New Museum de Nova York está chegando a Londres com uma mostra pop-up

0

A exposição “Strange Days: Memories of the Future” reunirá alguns dos trabalhos exibidos durante a última década no New Museum durante a Frieze Week

Massimiliano Gioni

Massimiliano Gioni

Massimiliano Gioni, diretor artístico do New Museum, está organizando uma exposição em conjunto com a Vinyl Factory, que ocupará a The Store X, espaço de artes em um bloco de escritórios convertido na Strand, com vista para o rio Tâmisa.

Gioni, ex-curador da Bienal de Veneza, segue os passos de Ralph Rugoff, diretor da Hayward Gallery, que está organizando a Bienal de Veneza de 2019. Quando Rugoff abriu “Infinite Mix” em 2016, o pop-up da Hayward no Strand, ele demonstrou o potencial do espaço para apresentar filmes em larga escala e instalações de vídeo, além de atrair uma multidão. Gioni ficou impressionado. “Foi um show incrível”, ele disse à Artnet News.

A mostra do New Museum em Londres vai chamar “Strange Days: Memories of the Future” e contará com instalações de artistas que trabalham em filmes e vídeos. Sua seleção fará uma retrospectiva de alguns dos espetáculos mais impressionantes da instituição desde que se mudou para sua casa no Bowery, uma década atrás.

Os detalhes da exposição ainda serão anunciados, mas quando perguntado se Vertigo Sea (2015), de John Akomfrah, poderia ser incluído, Gioni disse à Artnet News: “Eu não posso confirmar ou negar” – admitindo que ele gostaria de apresentam o trabalho. Um sucesso da 56ª Bienal de Veneza, o trabalho do Akomfrah percorreu o Reino Unido, mas nunca foi exibido em Londres. Gioni, que mostrou o trabalho no ano passado em Milão como parte de sua Trienal em uma exposição para a Fondazione Nicola Trussardi, também é co-curador da exposição individual de Akomfrah no New Museum, que também deve ser inaugurado no outono.

Gioni diz que esta exibição em Londres será um “compêndio” de trabalhos exibidos na última década no New Museum, em Nova York. Em muitos deles, artistas misturam fato e ficção e as obras têm uma qualidade “noturna”, diz ele. “Há uma jogada entre reportagens e reflexões mais pessoais e íntimas.”

Cyprien Gaillard, Nightlife (2015) foi exibida na “Infinite Mix.” Foto: Linda Nylind

Cyprien Gaillard, Nightlife (2015) foi exibida na “Infinite Mix.” Foto: Linda Nylind

O “Infinite Mix”, que transformou os andares do porão ao topo da 180 the Strand em uma série de mini-estúdios para instalações de filmes e vídeos, atraiu cerca de 78.000 visitantes em sua temporada de três meses. No ano passado, a Lisson Gallery apresentou outra exposição extensa no 180 the Strand chamada “Everything at Once” para marcar seu 50º aniversário, que atraiu mais de 100.000 visitantes. Gioni está relutante em prever a audiência, no entanto. Ainda assim, ele sente que, como Nova York, Londres é “incrivelmente aberta e curiosa” para ver coisas que não foram mostradas antes.

O diretor criativo da The Store X, Alex Eagle, disse em um comunicado que está encantado em fazer parceria com o New Museum, acrescentando que seu programa de cinema e videoarte “ressoa com nosso próprio compromisso de apresentar trabalho multidisciplinar, além dos limites das práticas artísticas tradicionais”.

“Strange Days: Memories of the Future” permanece em exibição durante a Frieze Week, entre os dias 2 e 9 de outubro, na The Store X, 180 the Strand, em Londres.

Share.

Leave A Reply