Descobertas na Holanda duas obras de Van Gogh de 1886

0

A descoberta de “The Hill of Montmartre with Stone Quarry” também ajudou a identificar a autoria de outro quadro do artista

Por algum tempo o museu Van Gogh, em Amsterdã, questionou a autoria de The Hill of Montmartre, uma obra com a paisagem de Paris, pintada em 1886. O conceito, o tamanho, a técnica e os materiais eram diferentes em relação a outros trabalhos de Van Gogh, também datados da época em morava na capital francesa. Os especialista não a reconheciam como uma obra do artista holandês, embora ela tivesse sido uma doação da família de Van Gogh.

Recentemente, uma pesquisa do museu realizada por meio de uma obra que até então estava na coleção da fundação de arte Van Vlissingen, descobriu um novo período estilístico do pintor. Trata-se do quadro The Hill of Montmartre with Stone Quarry, de março de 1886. A partir da descoberta, pelas conexões entre os trabalhos, conclui-se que a obra que até então tinha autoria questionável era de fato de Van Gogh.

A obra “The Hill of Montmartre with Stone Quarry” foi atribuída a Van Gogh (Foto Van Vlissingen Art Foundation)

Os dois quadros caracterizam um momento específico do trabalho do artista: a transição entre o estilo que ele aplicava quando morava na Bélgica e o que ele passou a desenvolver quando se mudou para Paris. Segundo o museu, a nova obra descoberta foi pintada cerca de um mês depois da chegada do pintor na capital francesa. “Esses dois trabalhos mostram como Van Gogh estava em busca de seu próprio estilo no inverno e na primavera de 1886”, disse Teio Meedendorp, pesquisador do museu Van Gogh, em nota divulgada pela instituição. “Eles mostram uma fase no processo de aprendizado do artista”. Foi um período de construção até ele desenvolver as obras que o transformaram em um mestre pós-impressionista. Hoje, seus traços — facilmente reconhecíveis — chegam até a encenar uma animação em um filme: no ano passado, foi lançado “Com amor, Van Gogh”, que tem 65.000 frames em pinturas com a técnica do artista.

Descobertas como essa não são recorrentes. Existem mais de 900 obras de Van Gogh, sendo que mais da metade estão no museu em Amsterdã. O último achado foi em 2012, e desde a publicação do catálogo completo das obras do artista em 1970, nove desenhos e sete pinturas novas foram identificadas. Acredita-se que The Hill of Montmartre with Stone Quarry pertenceu a Johanna van Gogh-Bonger, irmã do artista, de acordo com o New York Times. Ela colecionava as obras do irmão. Na parte de trás do quadro foi encontrado o número “123”, que pode ser uma identificação da obra no inventário de Johanna.

Publicado originalmente no site da revista Casa e Jardim

 

 

Share.

Leave A Reply