Em comemoração ao centenário do surgimento do movimento De Stijl, a Holanda organizou uma série de esposições em torno dos grandes nomes do estilo
Há cem anos, o movimento De Stijl se formava em Leiden (Holanda). O artista Theo van Doesburg foi o fundador e líder espiritual deste movimento, que defendia a integração de todas as artes em prol de uma arte total. Ao seu manifesto, juntaram-se nomes expressivos como Piet Mondrian, Bart van der Leck, Antony Kok e Vilmos Huszár. Para celebrar este centenário, a Holanda organizou uma série de grandes exposições que examinam os códigos do movimento através de seus representantes mais importantes.
O Museu Kröller-Müller, situado no Parque Nacional De Hoge Veluwe, acolhe em seu jardim de esculturas uma retrospectiva de Jean Arp. A poesia das formas revela a relação entre a arte visual, poesia, humor e alegria do artista franco-alemão, figura inovadora e influente da vanguarda europeia.
A Villa Mondrian, em Winterswijk, se concentra na figuração do De Stijl através de uma seleção dos primeiros trabalhos do artista húngaro Vilmos Huszár, além da sua exposição permanente com as primeiras obras de Piet Mondrian.
O Stadsmuseum Harderwijk também se volta ao artista húngaro, com a retrospectiva “Huszár, De Stijl”, que destaca a versatilidade do artista por meio de pinturas e outros objetos de arte, alguns nunca expostos anteriormente.
Em Amersfoort, o Kunsthal Kade examina as cores do De Stijl, analisando o cromatismo nas seis principais artistas do movimento (Piet Mondrian, Theo van Doesburg, Bart van der Leck, Gerrit Rietveld, Georges Vantongerloo e Vilmos Huszár) e destacando como outros continuaram a investigar o poder da cor após a Segunda Guerra Mundial até hoje.
Finalmente, o Gemeentemuseum em Haia expõe pela primeira vez a totalidade de sua coleção de Mondrian, que compreende mais de 300 obras e objetos pessoais. É uma retrospectiva única, que permite ao museu holandês exibir todas as obras preciosas do artista, incluindo aqueles que permanecem guardadas por sua extrema fragilidade.