Maior mostra dedicada a Mondrian exibe cerca de 300 obras

0

“The Discovery of Mondrian” exibe peças de toda a trajetória do artista no Gemeentemuseum, em Haia, na Holanda

A coleção do Gemeentemuseum, a maior do mundo, nunca antes foi vista ao mesmo tempo em sua totalidade. Esta exposição, que coincide com o centenário do início do movimento De Stijl, incluirá todas as obras de Mondrian pertencentes ao museu – cerca de 300 pinturas e desenhos – tornando-se a retrospectiva mais ambiciosa já montada sobre Mondrian. Juntas, estas obras criam uma jornada pela arte moderna e contam a história da vida de Mondrian nas cidades de Amsterdã, Paris, Londres e Nova York.

Com curadoria de Benno Tempel (Diretor do Gemeentemuseum Den Haag) e Jet van Overeem, a exposição apresenta uma radical nova leitura do artista, que reflete a clareza e a erudição de Hans Janssen, curador de Mondrian do Gemeentemuseum desde 1991, um especialista mundial em Mondrian e De Stijl. Olhando de perto para o contexto em que Mondrian começou a trabalhar, Hans Janssen apresenta uma perspectiva nova e muito mais aberta sobre o artista, longe da lente do modernismo do meio do século XX e mais próxima do trabalho de expressionistas abstratos americanos como Mark Rothko.

Victory Boogie Woogie (1942-1944), Piet Mondrian

A mostra é uma viagem pela vida e obra de Mondrian, um tour completo desde a pintura de paisagem do início de sua trajetória, nos arredores de Amsterdã, até seu último estágio em Nova York, onde descobriu o ritmo musical que inspirou sua última grande obra, “Victory Boogie Woogie” (1942-1944), passando pela abstração que conheceu durante sua permanência em Paris.

Cartas, fotografias e objetos pessoais complementam a exposição, ao lado da coleção de discos do artista, seu cavalete e a reconstrução em tamanho real de seu estúdio de Paris. Uma oportunidade única de revisitar o trabalho de Mondrian e explorar o artista com a mentalidade mais moderna do século XX.

Share.

Leave A Reply