Biblioteca Mário de Andrade ganha obra pública permanente de Regina Silveira

0

Fotos de Bruna Golberg / Divulgação

A Biblioteca Mário de Andrade, importante espaço público e histórico localizado no centro da cidade de São Paulo, recebeu no primeiro dia de setembro a obra “Paraler”. O mosaico criado pela artista Regina Silveira tem cerca de mil metros quadrados e vai se estender entre as duas entradas do prédio, na esquina da Rua da Consolação com a Avenida São Luís.

Neste mosaico, a palavra “biblioteca” surge escrita em idiomas como o português, italiano, espanhol, coreano, grego, russo, japonês e hebraico, entre outros. A composição se assemelha a um imenso bordado em ponto cruz em preto e branco, formada por quase dois milhões de peças em porcelanato especialmente cortadas para o projeto. Resistente a intenso tráfego, o trabalho foi construído para se tornar uma presença perene no imaginário urbano contemporâneo. Segundo a artista, “É arte para pisar no chão”.

A obra, que levou pouco mais de dois anos para ser construída, foi originalmente projetada em 2002 com o título “Paving the Way”, para fazer parte do projeto do novo edifício da New York Public Library, em Nova York. A proposta venceu o concurso promovido pela prefeitura local, mas não chegou a ser executada. Após a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade, em 2011, a obra foi adaptada para a capital paulista.

Regina Silveira é gaúcha, mas vive e trabalha em São Paulo. Em sua trajetória, conta com inúmeras individuais em instituições como o Museo Amparo (México), Museo Reina Sofia (Madri), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM-SP, CCBB, MASP e Queens Museum of Art (Nova York), entre outras, e seus trabalhos estão em importantes coleções do mundo.

Com informações da Galeria Luciana Brito, Brasileiros e ARCO

Share.

Leave A Reply