Museu Vale, em Vila Velha, recebe individual de Ana Maria Tavares

0

O Museu Vale apresenta a exposição “Atlântica Moderna: Purus e Negros”, individual da mineira Ana Maria Tavares, até 8 de março de 2015. A mostra é um projeto de instalação criado em 2014, durante a estadia da artista em Houston, quando foi convidada pelo Humanities Research Center da Rice University, para realizar pesquisa e ministrar a disciplina “Brazil Built – the clinic, the tropical and the aesthetic”.

Para o Museu Vale, Tavares parte do trabalho de ícones da arquitetura modernista como o austríaco Adolf Loos (1870-1933), o francês Le Corbusier (1887-1965), a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) e os brasileiros Oscar Niemeyer (1907-2012) e Burle Marx (1909-1994). A artista transforma o galpão do Museu Vale numa grande instalação, incluindo esculturas, vídeo e peça sonora, e apresenta a natureza tropical como viés para o entendimento da relação entre cultura e nação.

“Compreendo que paisagem é natureza e natureza é arquitetura. Para mim, a paisagem é uma construção impregnada das ideologias de seu tempo e, portanto, investigá-la tornou-se o centro de minhas preocupações como artista”, afirma Ana Maria Tavares.

Confira outras imagens da mostra:

 

Share.

Leave A Reply