Solar da Marquesa de Santos apresenta instalações históricas do coletivo Equipe3 de bienais dos anos 70 | 30 de Agosto

0

A Galeria Jaqueline Martins e o Solar da Marquesa de Santos tem o prazer de apresentar, a partir das 11h de 30 de agosto de 2014, uma exposição inédita com obras históricas do coletivo Equipe3, formado pelos artistas Francisco Iñarra (1947 – 2009), Genilson Soares (1943) e Lydia Okumura (1948). O grupo atuou entre 1970 e 1979. Com curadoria da pesquisadora inglesa Isobel Whitelegg, a exposição aborda uma das mais importantes produções de caráter efêmero e conceitual da produção contemporânea brasileira.

Pioneiros incontestáveis no desenvolvimento da arte conceitual no país, o grupo concebeu inúmeros projetos e realizou operações radicalmente experimentais, em diálogo com o que, mais tarde, viria a ser conhecido como site-specific.

Também conhecido como Grupo 3, o trio participou de diversas mostras incluindo bienais nacionais e internacionais, além de participação em diversas edições do programa de Jovem Arte Contemporânea do MAC/USP, em que ocupavam o local destinado à sua participação com produções efêmeras e individuais, que indagavam a percepção do espaço por meio de jogos de ilusão de ótica desenvolvidos a partir do contexto arquitetônico.

O eixo central da exposição no Solar da Marquesa é a instalação “Ponto de Vista”, premiada na XII Bienal Internacional de São Paulo em 1973. A  obra se desdobra como experiência ambiental, criada a partir de propostas de correções de perspectiva e efeitos sobre a arquitetura e o espaço.

A pesquisa da Equipe3 aborda também questões relativas à discussão sobre ‘’obra x documento’’, tendo como base o uso desse expediente documental como processo, procedimento artístico, e como poética conceitual aplicada. Essa vertente das experimentações artísticas do grupo é também apresentada na mostra, explicitando o viés histórico da proposta e reforçando o pioneirismo da Equipe3, ao valorizar o registro fotográfico como manifestação artística no Brasil.

Com a ida de Lydia Okumura para Nova York, em 1973, Francisco Iñarra e Genilson Soares passaram a atuar também como Arte/Ação. A documentação e os registros de produção artística da dupla serão apresentados juntamente aos da Equipe3, em exposição paralela na Galeria Jaqueline Martins. Ambas as mostras reacendem no circuito da arte contemporânea discussões que permanecem vigentes ao longo dos últimos 40 anos a respeito da arte conceitual produzida ontem e hoje.

Share.

Leave A Reply